Matosinhos defende criação de empresa intermunicipal para gerir STCP

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 13 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos defendeu hoje que a criação de uma empresa intermunicipal seria "melhor forma" de resolver a questão da subconcessão da STCP e manifestou-se "satisfeito" com a candidatura da autarquia do Porto.

"Acho que uma empresa intermunicipal, com os municípios que são servidos pela STCP, seria a melhor forma de resolver este problema", afirmou à Lusa Guilherme Pinto.

O autarca disse ainda ter ficado "satisfeito" com a decisão da Câmara do Porto de concorrer à subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e acrescentou: "espero que tenha sucesso".

O presidente da Câmara do Porto garantiu hoje que a autarquia vai concorrer, através de uma empresa municipal, à subconcessão STCP e irá apresentar uma proposta "sustentável" que melhor adeque a oferta da rede à procura dos cidadãos.

Quanto aos municípios vizinhos, por onde também circulam transportes da STCP, Rui Moreira aceitou a hipótese de as mesmas poderem entrar juntamente com a câmara do Porto na subconcessão, mas admitiu que tal diálogo ainda não existiu.

Explicou ainda que o conceito de rede pretendido visa articular "todas as antenas", ou seja "as ligações com outros municípios em corredores previamente definidos".

Questionado pela Lusa, Guilherme Pinto disse que "seria muito bem acolhida a ideia" de a câmara de Matosinhos participar com a do Porto na subconcessão da STCP.

O concurso lançado na sexta-feira abrange as concessões da Metro do Porto e da STCP, mas as respetivas adjudicações poderão ser feitas em conjunto ou em separado, isto é, poderá ou não ser o mesmo operador a gerir as duas redes de transportes.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).