O Mestre partiu há 39 anos

O Mestre partiu há 39 anos
| Desporto
Porto Canal

7 de janeiro é um dos dias que mais marcou a história portista. Em 1985, após largos meses de luta contra uma doença oncológica, José Maria Pedroto falecia com apenas 56 anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A ligação ao FC Porto começou quando o jovem de Lamego se mudou para perto do Campo da Constituição, onde começou a crescer a paixão pelo emblema azul e branco.

Como jogador, iniciou o percurso nas camadas jovens do Leixões. Passou pelo Lusitano de Vila Real de Santo António enquanto cumpriu serviço militar no Algarve e mudou-se para o Restelo quando arranjou emprego no Ministério da Marinha.

O FC Porto resgatou o internacional português no verão de 1952, quando pagou 485 contos ao Belenenses pelo médio. Com Pedroto em campo, o clube quebrou um jejum de 16 anos sem vencer o título e conseguiu a primeira dobradinha do palmarés azul e branco.

Pedroto ainda viria a conquistar outro campeonato (e outra Taça) antes de pendurar as botas e de iniciar a carreira de treinador.

Começou nas camadas jovens da Seleção Nacional, onde levou a equipa à vitória no Europeu de juniores. Seguiu para a Académica de Coimbra. Em 1966, depois de passagens em Matosinhos e Póvoa, cumpriu o sonho de uma vida: treinar o FC Porto.

Em 1968 ergueu o primeiro troféu no banco portista, tendo saído em 1969 rumo ao Vitória de Setúbal. Passou ainda pelo Boavista, antes de regressar a casa em 1976. Na segunda passagem pelas Antas tornou-se o primeiro (e até hoje único) treinador a vencer a Taça de Portugal em três edições seguidas.

Na época seguinte pôs fim à espera de 19 anos e, em 1979, o FC Porto sagrou-se bicampeão quase quatro décadas depois.

José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa saíram durante o Verão Quente, em 1980. o treinador rumou ao Vitória de Guimarães e só regressou quando o antigo diretor do futebol venceu as eleições presidenciais.

Juntos, numa sintonia única, lideraram a grande revolução no futebol português e estabeleceram as bases de um clube de projeção internacional, mas orgulhosamente regional.

39 anos depois de morrer, Pedroto continua vivo na memória e no espírito de um povo que se revê no seu Mestre.

+ notícias: Desporto

FC Porto recorda conquista da Youth League no quinto aniversário

O FC Porto conquistou a UEFA Youth League há precisamente cinco anos. A 29 de abril de 2019, os jovens Dragões bateram o Chelsea por 3-1 na final da competição e levantaram o troféu de melhores da Europa.

FC Porto: O minuto 42 no Estádio do Dragão

Ao minuto 42 do jogo entre FC Porto e Sporting, o Estádio do Dragão levantou-se em uníssono e unido numa homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.