Sérgio Conceição iguala registo de 'mestre' Pedroto e escreve nova página de história no FC Porto 

Sérgio Conceição iguala registo de 'mestre' Pedroto e escreve nova página de história no FC Porto 
| Desporto
Porto Canal

Sérgio Conceição tornou-se, esta quinta-feira, diante do Famalicão, o treinador com mais jogos orientados na história do FC Porto, igualando o registo de José Maria Pedroto, de 4 de dezembro de 1983, há quase 40 anos, com 322 partidas no currículo.  

A marca foi alcançada com chave d'ouro, no derradeiro obstáculo rumo à final da Taça de Portugal, no Jamor, onde os campeões nacionais e atuais detentores da prova rainha do futebol português irão tentar defender o título, diante do Sporting de Braga. 

O técnico natural de Ribeira de Frades, em Coimbra, entra assim num lote restrito, podendo, na próxima segunda-feira, em Arouca, na 31ª jornada do campeonato, superar o "mestre", tornando-se no treinador com o mais longo reinado ao serviço dos 'azuis e brancos'. 

O ex-avançado internacional português, de 48 anos, que chegou a alinhar pelos 'Dragões' como jogador (1996-1998 e 2004), conta com 72,5% de vitórias, 14,6% de empates e 12,7 de derrotas. 

Quanto ao já falecido José Maria Pedroto, que também jogou no FC Porto, registou 215 êxitos (66,8% de aproveitamento), 60 empates (18,7%) e 47 desaires (14,2%) nas três passagens como técnico (1966-1969, 1976-1980 e 1982-1983), com 722 tentos anotados e 253 sofridos.

Ao longo das quase seis temporadas na Invicta, a carreira de Sérgio Conceição ao leme do FC Porto tem sido pautada por momentos inolvidáveis, sendo que o técnico tem 'pulverizado' pratiamente todos os recordes do clube, no que a títulos conquistados (três campeonatos, duas taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga ), mais vitórias (233) e mais pontos num só campeonato (91) diz respeito. 

Na conferência de antevisão ao duelo diante do Famalicão, Sérgio Conceição garantiu ficar "orgulhoso" por alcançar o registo de uma figura histórica do clube, mas garantiu que não pensa nesses recordes.

"Estou focado em ganhar e isto não é demagogia da minha parte. Claro que é um registo que nos deixa orgulhosos, mas os resultados são tão importantes que desvalorizo esses números", começou por dizer.

"Provavelmente um dia vou olhar para os números e achá-los interessantes, mas hoje não me dizem absolutamente nada, não quero fazer comparações a uma figura que está bem lá em cima e eu estou aqui a trabalhar, a fazer pela vida para ganharmos o jogo", concluiu.

Recorde-se que, já no encontro da primeira mão do campeonato, na receção ao Arouca, Sérgio Conceição passou a somar 215 vitórias ao comando da equipa técnica do FC Porto, igualando, igualmente, José Maria Pedroto, uma marca, entretanto, superada. 

Dados que eternizam o nome do técnico 'azul e branco' na rica e vitoriosa história do FC Porto.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Regresso ao trabalho esta segunda-feira

Arranca a preparação para a deslocação a Chaves da 32.ª jornada (sábado, 20h30).

FC Porto recorda conquista da Youth League no quinto aniversário

O FC Porto conquistou a UEFA Youth League há precisamente cinco anos. A 29 de abril de 2019, os jovens Dragões bateram o Chelsea por 3-1 na final da competição e levantaram o troféu de melhores da Europa.

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o derradeiro jogo da final 

Já estão disponíveis, em exclusivo para sócios, os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor (quarta-feira, 21h00, FC Porto TV/Porto Canal), o Jogo 5 da final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.