Assis: PS novamente o maior partido, direita terá derrota histórica

Assis: PS novamente o maior partido, direita terá derrota histórica
| Política
Porto Canal

O cabeça de lista socialista às eleições europeias considerou hoje que se inicia um "novo ciclo" em Portugal, afirmando que a coligação PSD/CDS terá uma "derrota histórica" e que o PS se tornou novamente o maior partido.

Francisco Assis falava na primeira reação às projeções divulgadas pelas televisões sobre os resultados das eleições europeias, que apontam para um triunfo dos socialistas.

"Inicia-se um novo ciclo na vida política portuguesa. A direita vai ter uma verdadeira derrota histórica e o PS tornou-se novamente o maior partido político português. Ficou evidente que os portugueses querem uma mudança", declarou o "número um" da lista europeia do PS.

Antes de iniciar a sua declaração, Francisco Assis aguardou quase um minuto que terminassem os aplausos de dezenas de apoiantes socialistas.

Depois, o dirigente socialista começou por afirmar que as projeções apontam para "uma evidência clara", segundo a qual "o PS vai ganhar as eleições europeias".

"Nunca até hoje o PSD, mesmo sozinho, em eleições europeias, tinha ficado abaixo dos 31 por cento. Provavelmente, o PSD vai ficar agora, coligado com o CDS, abaixo dos 30 por cento", disse, recebendo uma prolongada ovação.

Para Francisco Assis, face a estes resultados, "é claro que os portugueses querem mudar e que rejeitam a política que tem sido seguida desde há três anos a esta parte".

"Os portugueses expressaram de múltiplas formas essa vontade de mudança, mas uma coisa é certa: "Só em torno do PS é possível construir uma alternativa política vitoriosa em Portugal. Somos, de novo, o maior partido político português, reconciliámo-nos com o país e aumenta a nossa responsabilidade histórica numa fase decisiva da vida nacional", acrescentou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.