Projecções dão vitória ao Partido Socialista

Projecções dão vitória ao Partido Socialista
| Política
Porto Canal (Imagem: PS)

O PS venceu as eleições para o Parlamento Europeu e a coligação Aliança Portugal ficou em segundo lugar, mas a surpresa da noite eleitoral deverá ser a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT, indicam as projeções televisivas.

De acordo com as projeções, o PS ganhou as eleições europeias, com intervalos que variam entre os 30 e 34% dos votos segundo a RTP, entre 32 e 37 % segundo a CMTV/Aximage, e entre 33,1 e 36,3% indicou a SIC (Eurosondagem).

As projeções das três televisões (a TVI não divulgou qualquer projeção) dão à coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) resultados que variam entre um mínimo de 25 e um máximo de 30%.

As três projeções avançam que a surpresa da noite eleitoral será a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT (Partido da Terra), cujo resultado ficará à frente do Bloco de Esquerda.

A CDU será a terceira força política entre os eurodeputados portugueses.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP avança que o PS deverá eleger entre sete a nove deputados, com 30 a 34 por cento dos votos. A coligação PSD/CDS-PP obterá entre 25 e 29%, com a eleição de entre seis a oito deputados. A CDU conseguirá 12 a 15% dos votos e a eleição de três a quatro eurodeputados, seguida pelo MPT, com sete a oito por cento dos votos e o BE, com 5 a 7 por cento. Ambos os partidos poderão eleger um a dois eurodeputados, segundo a RTP.

As projeções da Eurosondagem divulgadas pela SIC apontam para uma vitória do PS com um resultado entre 32,1 e 36,3%, elegendo 8 ou 9 eurodeputados, enquanto a coligação Aliança Portugal deverá conseguir entre 25 e 29,2% elegendo 7 ou 8 eurodeputados.

A CDU deverá alcançar entre 11,4 e 13,9% e eleger três eurodeputados, ficando o MPT com entre 6,6 e 8,8% e a eleição de um ou dois eurodeputados. O BE deverá obter entre 4,2% e 6,1% e eleger apenas a cabeça de lista, Marisa Matias, segundo esta sondagem.

De acordo com a projeção da CMTV/Aximage, o PS obterá entre 32 e 37% dos votos e elegerá oito a dez deputados, a Aliança Portugal terá entre 26 e 30% e elegerá sete ou oito deputados.

A CDU terá 10 e 14% dos votos e três deputados, o MPT, com cinco a oito por cento, elegerá Marinho e Pinto como eurodeputado, ficando à frente do Bloco de Esquerda, que terá entre quatro e sete por cento dos votos e conseguirá apenas um mandato.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.