BE diz que causas de abstenção em níveis "preocupantes" são "políticas"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mai (Lusa) - A deputada do BE Mariana Mortágua considerou hoje "preocupantes" os níveis ainda provisórios da abstenção nas eleições europeias, afirmando que as causas "são políticas" e que um milhão de eleitores fantasmas nos cadernos eleitorais em Portugal influencia os resultados.

As eleições para o Parlamento Europeu registaram hoje em Portugal uma abstenção entre 61 e 66 por cento por cento, segundo a RTP, e entre 62,2 e 66 por cento, segundo a SIC

Mariana Mortágua, em reação aos jornalistas no Fórum Lisboa - onde o BE montou o quartel-general para esta noite eleitoral - realçando que estes ainda não são os números finais, considerou que a abstenção "continua muito alta e portanto em níveis preocupantes".

"Não nos enganamos: as causas da abstenção são políticas. A população está descontente com um sistema político que sente que não a representa como devia, que não toma os seus anseios como devia", enfatizou.

A deputada acrescentou ainda que há "em todo o caso um outro motivo que deve ser a avaliado que é um milhão de eleitores fantasmas nos cadernos eleitorais em Portugal", defendendo que "este assunto tem que ser resolvido porque ele influencia os resultados das eleições".

Mariana Mortágua criticou, ainda, a campanha feita pelos principais partidos, "a trocar tricas e acusações, esquivando-se a debater os assuntos que importam, que são os assuntos europeus, os assuntos do país, o nosso futuro".

A abstenção nas eleições realizadas a 07 de junho de 2009 foi de 63,22%, mesmo assim abaixo do valor recorde registado em 1994, 64,46%.

JF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.