Detidos agentes da secreta venezuelana por usar armas durante protestos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 22 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou terem sido detidos vários funcionários dos serviços secretos do país que utilizaram armas nos protestos estudantis ocorridos a 12 de fevereiro último.

"Pedi que ninguém saísse à rua com armas e saíram com armas (...) estão detidos parte dos funcionários que usaram armas", disse.

Nicolás Maduro falava no palácio presidencial de Miraflores, Caracas, numa conferência de imprensa com jornalistas nacionais e estrangeiros, durante a qual acusou os meios de comunicação internacionais, como a CNN, de criarem "uma campanha" para o demonizar, assim como fizeram com Hugo Chávez.

"Os que são funcionários públicos entreguei-os imediatamente. Apenas vi as fotos mandei detê-los. O Ministério Público pediu e entreguei-os com armas e tudo", disse.

O Presidente da Venezuela sublinhou que se se determinar que algum funcionário público é responsável por alguma morte ou ferimentos, deve ser preso.

"Não protejo ninguém que dispare a alguém neste país em manifestações", enfatizou, vincando que "estes funcionários são a exceção dentro do comportamento disciplinado e profissional do pessoal" dos serviços secretos.

Segundo Nicolás Maduro mais de 3.000 pessoas trabalham para os Serviços de Informações e três ou quatro foram os que desobedeceram às ordem e "têm umas explicações que não convencem".

Por outro lado referiu-se a denúncias de que pessoas dos chamados grupos "coletivos", - grupos defensores do Governo -, teriam atacado manifestantes opositores, vincou que, quem o fez, terá de ser detido.

"Já estão a procurar os que se provou que dispararam. Têm que ir presos, não tinham que estar ali, muito menos armados e a disparar", disse.

A 18 de fevereiro último, através dum decreto publicado na Gazeta Oficial, o Presidente venezuelano designou a Gustavo Enrique González López como novo diretor dos Serviços de Informações.

A designação teve lugar depois de o próprio Nicolás Maduro ter expressado publicamente que um grupo de funcionários não cumpriu as ordens de "não sair à rua", a 12 de fevereiro último, dia em que três pessoas faleceram e dezenas ficaram feridas durante violentos protestos organizados estudantes opositores.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.