Presidente da Venezuela prevê que diálogo com os EUA será difícil e conflituoso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 21 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse sexta-feira que o diálogo com os Estados Unidos será "difícil e conflituoso", pouco depois de desafiar o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, para um "diálogo de alto nível" entre os dois Governos.

"Todas as conversações e relações com os Estados Unidos, de um país que queira ser livre, serão sempre conflituosas, difíceis, mas os conflitos, aprendeu a humanidade, há que os gerir pelas política e diplomacia", disse.

Nicolás Maduro falava no palácio presidencial de Miraflores, Caracas, numa conferência de imprensa com jornalistas nacionais e estrangeiros, durante a qual acusou os meios de comunicação internacionais, como a CNN, de criarem "uma campanha" para o demonizar, assim como fizeram com Hugo Chávez.

"Sugiro ao Presidente (Barack) Obama que manejemos o conflito entre a independência do sul, entre a revolução bolivariana e a elite dos Estados Unidos, pela via política e diplomática", frisou.

O Presidente da Venezuela sublinhou estar na disposição de "nomear um embaixador nos EUA, para que cumpra o papel da via diplomática e política".

Para esse "grande diálogo", Nicolás Maduro designou Roy Chaderton, atual representante permanente da Venezuela na Organização de Estados Americanos, e concedeu poderes especiais ao atual ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua, "para que avance o processo".

"Nós com os EUA o que queremos é paz, respeito, cooperação. Amamos os povos dos EUA, admiramos a sua cultura, a sua música (...) o povo dos EUA é um povo também nobre que merece ser visto no mundo como um povo de paz, ser amado (...) será difícil, mas estamos prontos", frisou.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.