Protesto de 19 de Dezembro em Belém é mensagem para Cavaco Silva - CGTP

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- O secretário-geral da CGTP afirmou hoje que o local do protesto de 19 de dezembro só podia ser junto ao palácio de Belém, pois Cavaco Silva é o único com poder para suscitar a fiscalização preventiva do orçamento.

"Se a Assembleia da República hoje votar favoravelmente o Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), este seguirá depois para a Presidência da República e consideramos que o Presidente da República tem um instrumento que mais ninguém tem que é o de poder solicitar a fiscalização preventiva de um conjunto de normas deste OE2014 ao Tribunal Constitucional (TC)", afirmou Arménio Carlos.

O líder da central sindical falava aos jornalistas depois de uma intervenção proferida em frente à Assembleia da República durante o protesto convocado pela CGTP contra a aprovação do OE2014.

"Entendemos que mais do que pensar, é preciso que haja transparência, clareza, e que as coisas sejam feitas em tempo oportuno para dar credibilidade ao nosso país no plano interno e externo", declarou Arménio Carlos.

O secretário-geral da CGTP anunciou esta manhã uma semana de luta a nível nacional entre os dias 16 e 20 de dezembro, marcada por um protesto em Lisboa no dia 19, em Belém.

O protesto em Lisboa será marcado por uma concentração/vigília junto à Presidência da República, a partir das 18:30.

"Se há dúvidas sobre este OE2014 -- e nós temos muitas dúvidas sobre a sua constitucionalidade -- compete ao senhor Presidente da República evitar que o país passe por um novo vexame como passou nos últimos dois anos", acrescentou o dirigente sindical.

Na base do protesto hoje anunciado, após a aprovação por unanimidade de uma resolução da CGTP lida perante milhares de pessoas que se concentraram junto ao Parlamento, está a reivindicação da suspensão dos cortes dos salários e pensões, o aumento do salário mínimo nacional, entre outras matérias.

A aprovação do OE2014 foi hoje acompanhada por protestos junto à Assembleia da República, que juntaram trabalhadores, pensionistas e pequenos empresários que contestaram o agravamento da austeridade.

O Dia de luta da CGTP-IN teve expressão nos locais de trabalho, com a realização de greves e plenários, e ações de rua em quase todos os distritos e regiões do continente e nas regiões autónomas.

Lisboa contou com cinco concentrações que convergiram para a Assembleia da República.

Para a tarde está marcada outra manifestação para São Bento, divulgada através das redes sociais, para pedir a demissão imediata do Governo.

O Orçamento do Estado para 2014 foi hoje aprovado em votação final global pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra de todas as bancadas da oposição e do deputado democrata-cristão eleito pela Madeira Rui Barreto.

SMS (VAM/RRA)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".