Neve na cidade da Guarda exige atenção redobrada dos condutores

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 25 nov (Lusa) - A queda de neve na cidade da Guarda, onde algumas ruas de maior inclinação estão fechadas ao trânsito, levou hoje a proteção civil municipal a apelar aos condutores para que circulem com precaução.

Em declarações à agência Lusa, o vereador Sérgio Costa, coordenador do serviço municipal de proteção civil, referiu que a neve que caiu durante a madrugada, essencialmente na parte mais alta da cidade, não originou o encerramento de vias rodoviárias e a circulação automóvel é feita com normalidade, embora com precaução.

Apenas no centro da cidade estão fechadas as ruas mais inclinadas, que tradicionalmente são encerradas logo que neva, como a rua Ribeiro Sanches, a Rua do Encontro e a Rua Mestre de Avis, indicou.

O autarca disse à Lusa que as escolas da Guarda "funcionam normalmente".

Lembrou que durante a madrugada ainda foi registado o condicionamento de trânsito nos acessos à zona de Videmonte, mas pelas 08:25, em todo o concelho, não havia registo de estradas cortadas.

O vereador lembrou que os condutores, nos acessos ao centro da cidade mais alta do país, deviam optar pela utilização da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG) e pela antiga Estrada Nacional 16, que é "o corredor sempre garantido" em episódios de neve.

Sérgio Costa referiu que estavam no terreno, desde as 04:00 de hoje, um total de sete viaturas limpa-neves e cerca de 40 homens da Câmara Municipal da Guarda, dos Serviços Municipalizados e dos bombeiros que procederam à limpeza das vias e ao espalhamento de salgema para derreter a neve.

Na Serra da Estrela, todos as estradas estão cortadas desde quinta-feira, com exceção de Seia -- Sabugueiro.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.