PS exige a Passos esclarecimento urgente sobre cenário de segundo resgate

PS exige a Passos esclarecimento urgente sobre cenário de segundo resgate
| Política
Porto Canal

O PS exigiu hoje ao primeiro-ministro que coordene o Governo e faça um esclarecimento "urgente" se 4,5 por cento a dez anos é a taxa informalmente assumida no executivo para que Portugal evite um segundo resgate.

Esta posição foi assumida por Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, na sequência das declarações proferidas pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, no domingo, na Índia.

Numa primeira declaração à agência Lusa, Rui Machete defendeu que só com uma taxa de juro da dívida pública não superior a 4,5 por cento a dez anos Portugal poderia evitar um segundo resgate.

"O PS exige que o primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] ponha ordem na casa, ponha ordem no Governo e faça uma afirmação perentória da posição portuguesa. Não podemos continuar a assistir a mais 24 horas de desmentidos", declarou Eurico Brilhante Dias, em alusões às recentes posições de hoje, quer de Rui Machete, quer do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Em conferência de imprensa, o dirigente socialista referiu que em anterior circunstância, na sequência de declarações proferidas em Luanda, "o PS já tinha assumido que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros não tinha condições para continuar".

No entanto, neste momento, de acordo com Eurico Brilhante Dias, importa esclarecer onde Rui Machete se inspirou na ideia de estabelecer uma fasquia limite de 4,5 por cento para os juros da dívida portuguesa a dez anos.

"Aquilo que hoje perpassa na sociedade portuguesa é que esta taxa das obrigações portuguesas a dez anos, de 4,5 por cento, é a que de forma informal o Governo considera como a taxa que evita o segundo resgate. Este é um aspeto que deve ser esclarecido para não tornar a situação ainda mais perturbadora para a economia portuguesa", apontou o membro do Secretariado Nacional do PS.

Eurico Brilhante Dias considerou também que "a clarificação" desta questão é "urgente", porque Portugal tem de viver nos mercados financeiros "melhores momentos do que os atuais".

"Aquilo que pedimos ao primeiro-ministro não é que faça outra coisa se não a sua obrigação, que coordene a atividade do Governo. Ele é o chefe do Governo, deve assumir as suas responsabilidades e deve dizer ao país o que pensa", disse.

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".