Pires de Lima reitera que se vive "um tempo de viragem económica”

Pires de Lima reitera que se vive "um tempo de viragem económica”
| Economia
Porto Canal

O ministro da Economia, António Pires de Lima, reafirmou hoje que Portugal vive um tempo de "viragem económica", embora tenha reconhecido as dificuldades que "muitos portugueses ainda atravessam".

Pires de Lima está a falar na Assembleia República, nas comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública e de Economia e Obras Públicas, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014).

"Vivemos um tempo de viragem económica e esse tempo devia ser motivo de satisfação para todos os portugueses e, nomeadamente, para todos os agentes políticos", afirmou António Pires de Lima, na sua intervenção inicial.

"Mesmo tendo todos nós consciência e sensibilidade para as muitas dificuldades que muitos portugueses ainda atravessam", acrescentou o ministro, sublinhando que "esta viragem económica é um forte motivo de esperança para todos os portugueses."

António Pires de Lima citou a evolução de alguns indicadores económicos, lembrando que ao longo desta semana deverão ser conhecidos os dados do PIB (Produto Interno Bruto) português.

Pires de Lima salientou que o "tempo é o melhor aferidor da realidade".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.