Fogo em Arouca baixou para duas pequenas frentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Arouca, Aveiro, 12 ago (Lusa) - O incêndio que lavra há mais de três dias em Arouca, no distrito de Aveiro, baixou de quatro para "duas pequenas frentes", disse à Lusa fonte dos bombeiros.

"Neste momento, temos cerca de 80% do incêndio em resolução", afirmou o comandante Operacional Distrital de Santarém, Mário Silvestre, que está a coordenar os trabalhos no local.

Segundo o mesmo responsável, o fogo tem "duas pequenas frentes a progredir com muito pouca intensidade", numa zona sem acessos, pelo que os bombeiros vão apenas "fazer vigilância e trabalhos de consolidação nessa zona" durante a madrugada.

A manterem-se as atuais condições, o comandante prevê que durante a manhã de sexta-feira o incêndio fique dominado, com a ajuda dos meios aéreos e das máquinas de rasto.

No local, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na Internet, atualizada às 01:00, permanecem 306 operacionais e 97 viaturas.

O fogo que começou às 14:35 de segunda-feira nas freguesias de Janarde e Covelo de Paivó, em Arouca, destruiu uma casa, três viaturas e uma parte dos passadiços do Paiva, uma estrutura que atrai milhares de visitantes e que já tinha sido atingida pelas chamas há cerca de um ano.

Além de Arouca, o distrito de Aveiro tem mais quatro incêndios que fazem parte da lista de "ocorrências importantes" destacadas pela ANPC (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro).

O incêndio no concelho de Águeda, no distrito de Aveiro, que está a lavrar há quase quatro dias, é o que mobiliza mais meios - 337 operacionais e 103 viaturas.

Em declarações à Lusa, o comandante Operacional de Agrupamento Sul, Elísio Oliveira, disse que o incêndio mantém quatro frentes ativas, com diferentes linhas de fogo, em diferentes locais.

"É uma área muito extensa e, portanto, isto obriga aqui a muito trabalho face à dispersão à orografia do terreno, ao vento que se faz sentir", adiantou o mesmo responsável, adiantando que o combate "decorre favoravelmente".

Elísio Oliveira destacou ainda que a população "tem sido irrepreensível na forma como tem auxiliado os bombeiros no combate às chamas".

"Esperamos ainda no decorrer da noite ou durante o dia de amanhã [sexta-feira] ter aqui notícias favoráveis", concluiu.

Em Anadia, estão 331 operacionais e 98 veículos a combater um fogo que começou às 02:30 de quarta-feira.

Ainda no distrito de Aveiro, estão a lavrar desde quarta-feira mais dois incêndios nos concelhos de Vale de Cambra de Castelo de Paiva, que mobilizam, no seu conjunto, 136 operacionais e 40 veículos.

JYDN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Capturado em Trás-os-Montes mais um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus

Foi detido mais um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, informou a PJ em comunicado esta sexta-feira. Trata-se de Fernando Ribeiro Ferreira de 63 anos e estava em fuga desde 7 de setembro.

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.