Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado
Porto Canal
Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.
Manuela Dinis dos Santos, diretora da Unidade Nacional Contraterrorismo, revelou em conferência que, durante a detenção, Fernando Ribeiro Ferreira estava na posse de uma arma equipada com um silenciador e de dispositivos tecnológicos que lhe permitiam comunicar sem ser interceptado. "Este material provavelmente foi utilizado na fuga de Vale de Judeus", explicou.
Na sua captura, as autoridades encontraram ainda um homem que se manteve em silêncio e tentou fugir sem sucesso, sendo encaminhado agora para o Estabelecimento Prisional de Monsanto, de alta segurança.
Luís Neves, diretor nacional da PJ, destacou a importância do trabalho silencioso na captura do fugitivo. "O sigilo e a discrição são essenciais em operações como esta. Qualquer erro poderia ter comprometido meses de investigação", explicou Neves, referindo que a captura de Ferreira é mais uma etapa da "Operação Retorno", que já resultou na detenção de outros fugitivos, como Fábio Loureiro, em Marrocos.
Fernando Ferreira estava a cumprir uma pena de 24 anos por crimes como homicídios, rapto e tráfico de estupefacientes quando fugiu, a 7 de setembro.
Além de Fernando, também Fábio Loureiro foi detido em Marrocos. Com a captura de dois dos fugitivos portugueses, as autoridades continuam à procura dos três restantes, de nacionalidade estrangeira. "Estamos com mandados de captura internacionais em vigor e todas as autoridades estão em alerta máximo", garantiu Manuela Dinis dos Santos.