Três norte-americanos galardoados com o Nobel da Economia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Estocolmo, 14 out (Lusa) - Os norte-americanos Robert Shiller, Eugene Fama e Lars Peter Hansen, hoje distinguidos com o Nobel da Economia, pertencem a duas escolas diferentes: os dois últimos são considerados neoclássicos, enquanto Shiller se destacou no estudo comportamental financeiro.

ROBERT SHILLER: tem 67 anos e é o mais conhecido dos vencedores do Nobel da Economia de 2013. Nasceu em Detroit, em 1946, e em 2011 a Bloomberg considerou-o uma das 50 figuras mais influentes do mundo financeiro. Formou-se em Boston no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem estudado o mercado financeiro e o comportamento dos seus vários atores e do público em relação aos mercados. Foi um dos que apontou a bolha especulativa alimentada pelo sistema financeiro no mercado imobiliário dos Estados Unidos que levaria à crise de 2007-2008.

EUGENE FAMA: tem 74 anos, nasceu em Boston e estudou na Universidade de Chicago, considerada uma das grandes escolas económicas neoclássicas e fez a sua carreira docente na mesma universidade. É conhecido como "o pai das finanças modernas" pela sua dedicação à investigação de mercados.

As análises estatísticas que fez mostraram que os preços anteriores são de pouca importância para a previsão da rentabilidade de ativos num futuro imediato.

LARS PETER HANSEN: nasceu em Champaign, Illinois, e tem 61 anos. Estudou na Universidade de Minnesota e desde 1990 é professor na Universidade de Chicago. É reconhecido como um autor de referência em econometria, tendo desenvolvido um modelo estatístico sobre decisões financeiras. Publicou quatro livros, um dos quais com Thomas Sargent, galardoado com o Nobel da Economia em 2011.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.