CGTP quer "aumento generalizado" de salários no sector privado em 2016

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 dez (Lusa) - A CGTP marcou hoje um Plenário Nacional de Sindicatos para 14 de janeiro para impulsionar a reivindicação de aumentos generalizados dos salários no setor privado no próximo ano, informou a central sindical.

"Queremos realizar um grande plenário de sindicatos a 14 de janeiro para dar impulso à reivindicação do aumento generalizado dos salários e para incentivar à participação no nosso congresso, que se realiza a 26 e 27 de fevereiro", disse à agência Lusa o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, no final de uma reunião do Conselho Nacional da central.

Arménio Carlos explicou que o objetivo é apelar à participação dos trabalhadores, que considerou fundamental, para "um aumento generalizado dos salários no setor privado".

Este é um dos eixos estratégicos definidos hoje pela CGTP para concretizar até ao congresso, com o intuito de "melhorar a distribuição da riqueza", acrescentou o dirigente sindical.

E destacou: "Vamos defender um aumento generalizado dos salários no setor privado porque ele é fundamental para o reequilíbrio da distribuição da riqueza, que contribuirá para o desenvolvimento económico do país e para a coesão social".

Para o sindicalista, este aumento generalizado das remunerações "pode ser um investimento com retorno", porque os trabalhadores vão poder consumir mais e as empresas poderão, assim, criar mais emprego e dinamizar a economia.

O Conselho Sindical da CGTP decidiu ainda "dinamizar fortemente a ação reivindicativa no primeiro semestre do próximo ano", apostando na revitalização da contratação coletiva, avançou.

Com esse objetivo, as estruturas sindicais da central já entregaram milhares de propostas reivindicativas aos representantes patronais, revelou Arménio Carlos.

RRA // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.