Secretário-geral do partido socialista espanhol felicita primeiro-ministro António Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Madrid, 24 nov (Lusa) - O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, felicitou hoje o seu homólogo socialista português, António Costa, pela sua indigitação como primeiro-ministro, desejando-lhe "muito êxito à frente do Governo" luso.

Numa mensagem divulgada hoje na rede social Twitter, Pedro Sánchez adiantou que já "felicitou pessoalmente António Costa, o novo primeiro-ministro de Portugal", acrescentando que lhe desejou "muito êxito" à frente do executivo português.

Sánchez enfrenta eleições gerais em Espanha (o equivalente às legislativas em Portugal) no próximo dia 20 de dezembro, nas quais tentará afastar o governo conservador (direita) do PP de Mariano Rajoy.

As últimas sondagens em Espanha indicam que o PSOE está a recuperar terreno no segundo lugar das intenções de voto, mas a curta distância dos emergentes Ciudadanos (centro-direita, de Albert Rivera) e do Podemos (esquerda) de Pablo Iglesias. O PP continua a liderar as intenções de voto, mas longe de uma maioria absoluta (que conseguiu nas eleições de 2011).

Os estudos de opinião indicam, assim, que os principais partidos poderão ter de fazer pactos pós-eleitorais para constituir maiorias no Congresso dos Deputados (parlamento).

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, indicou hoje o secretário-geral do PS, António Costa, para primeiro-ministro.

"O Presidente da República de República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro", indica a Presidência da República numa nota.

A mesma nota refere que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, em gestão "não corresponderia ao interesse nacional".

NVI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.