Edgar Silva considera que estão criadas condições para devolver direitos usurpados

| Política
Porto Canal com Lusa

Braga, 24 nov (Lusa) - O candidato presidencial apoiado pelo PCP, Edgar Silva, considerou que com a indigitação de António Costa como primeiro-ministro "estão criadas condições" para que Governo e Assembleia da República legislem no sentido de "devolver" aos portugueses direitos "usurpados".

Em Braga, à margem de uma reunião com as Associações de Estudantes do Ensino Superior na Universidade do Minho, Edgar Silva criticou ainda o atual presidente da República pela demora em indigitar o secretário-geral do PS, considerando que Cavaco Silva "adiou de forma injustificada e até indevida" aquela decisão.

"Espero que estas novas condições correspondam a um tempo novo em que a maioria que viabilizará o novo Governo possa governar e a Assembleia da República possa legislar no sentido em que os portugueses e portuguesas possam recuperar direitos que foram usurpados, possam responder a problemas que estão a ser sentidos pelo povo e pelo país", considerou o candidato.

Questionado sobre se Cavaco Silva demorou demasiado tempo a decidir, Edgar Silva respondeu que "a vida confirma que o atual presidente da República adiou injustamente e indevidamente" uma tomada de decisão.

"Agora estão criadas todas as condições para que a Assembleia da República possa legislar e o Governo possa governar e estão assim reunidas todas as condições para o normal funcionamento das instituições", terminou Edgar Silva.

Cavaco Silva indigitou hoje de manhã António Costa como primeiro-ministro sucedendo assim ao secretário-geral do PS a Pedro Passos Coelho cujo executivo entrou em gestão depois de ter sido chumbado o seu programa de Governo pela Assembleia da República, no dia 10.

JYCR // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.