Os ministros do Governo de António Costa

| Política
Porto Canal (IYB)

António Costa já terá apresentado a lista de nomes do próximo Governo, depois de ter sido indigitado por Cavaco Silva como primeiro-ministro, esta terça-feira.

Actualizado 25-11-2015 11:20

O novo executivo socialista, que deverá tomar posse ainda esta semana, pode vir a ter 16 ministros, um ministro-adjunto e três secretários de Estado:

Primeiro-ministro - António Costa: Jurista e político português. Foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa de 2007 a 2015. É o actual secretário-geral do Partido Socialista.

Ministro da Saúde - Adalberto Campos Fernandes: Ex-administrador do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Ministra da Justiça - Francisca Van Dunem: Procuradora-geral Adjunta, responsável pelo Ministério Público no distrito de Lisboa.

Ministro-adjunto do Primeiro-ministro - Eduardo Cabrita: Jurista e deputado na XIII Legislatura, exerceu os cargos de Alto Comissário da Comissão de Apoio à Reestruturação do Equipamento e da Administração do Território (XIII Governo), Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça (XIV Governo), Deputado na IX Legislatura.

Ministro das Finanças - Mário Centeno: Economista que coordenou o grupo de peritos económicos do PS.

Ministro da Economia - Manuel Caldeira Cabral: Académico da Universidade do Minho que fez parte do grupo de economistas que redigiu o cenário macroeconómico e que encabeçou a lista de deputados de Braga.

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa - Maria Manuel Leitão Marques: Militante do PS na altura do Governo de José Sócrates, licenciada em Direito e doutorada em Economia, é actualmente professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma instituição.

Ministro do Trabalho e da Segurança Social - Vieira da Silva: Licenciado em Economia e docente do Ensino Superior, é deputado na XIII legislatura e já exerceu o cargo de Secretário de Estado das Obras Públicas e de Secretário de Estado da Segurança Social.

Ministro do Planeamento e Infraestruturas - Pedro Marques: ex-secretário de Estado da Segurança Social com Vieira da Silva.

Ministro da Educação - Tiago Brandão Rodrigues: Investigador na área do cancro e cabeça-de-lista do PS por Viana do Castelo.

Ministro dos Negócios Estrangeiros - Augusto Santos Silva: Professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ocupou várias pastas nos Governos socialistas: a Educação e a Cultura, com António Guterres; os Assuntos Parlamentares e a Defesa com José Sócrates.

Ministra da Administração Interna - Constança Urbano de Sousa: Membro da Comissão Nacional do PS, passou pela Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, e teve como pasta questões relaccionadas com a justiça e a administração interna.

Ministro da Defesa – Alberto de Azeredo Lopes: Liderou a Entidade Reguladora para a Comunicação Social e é Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Manuel Heitor: Professor catedrático do Técnico e antigo secretário de Estado de Mariano Gago.

Ministro do Ambiente - João Pedro Matos Fernandes: Presidente das Águas do Porto e antigo administrador dos portos do Douro e Leixões.

Ministro da Agricultura - Capoulas Santos: Licenciado em Sociologia é membro da Assembleia Municipal de Évora e deputado à Assembleia da Republica, XIII Legislatura.

Ministra do Mar - Ana Paula Vitorino: Licenciada em Engenharia Civil com Mestrado em Transportes, é engenheira civil e professora universitária. Ex-Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes 1996/1999; Vogal do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça 2000/2001; Presidente do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça 2001/2002; Secretária de Estado dos Transportes do XVII Governo Constitucional 2005/2009.

Ministro da Cultura - João Soares: Editor e deputado na XII Legislatura.

Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-ministro - Mariana Vieira da Silva: Socióloga e membro da Comissão Política Nacional do PS.

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares - Pedro Nuno Santos: Economista, vereador da Câmara Municipal de S. João da Madeira e presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista.

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Miguel Prata Roque: Doutor em Ciências Jurídico-Políticas e professor auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.