Presidente do Eurogrupo diz que Grécia vai precisar de terceiro resgate

Presidente do Eurogrupo diz que Grécia vai precisar de terceiro resgate
| Mundo
Porto Canal

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, apontou hoje para a forte possibilidade de a Grécia vir a necessitar de um novo pacote de assistência financeira internacional, uma vez que o atual programa termina já no próximo ano.

"Um novo programa será necessário porque o atual pacote de ajuda termina no final de 2014", afirmou o responsável holandês, numa entrevista concedida ao jornal Het Financieele Dagblad, noticia a agência Bloomberg.

Jeroen Dijsselbloem acrescentou que os problemas que afetam a economia helénica não vão estar resolvidos já no próximo ano, pelo que salientou que "algo mais terá que acontecer".

O presidente do Eurogrupo, que é também o ministro das Finanças da Holanda, reforça a ideia de que um terceiro resgate à Grécia será inevitável, depois de o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, ter lançado o tema na terça-feira.

O novo resgate seria o terceiro, depois de já ter visto aprovados dois programas de ajuda financeira no valor total de 240 mil milhões de euros.

O atual programa de resgate da Grécia será alvo de uma nova revisão, no outono, por parte da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e CE), estando a necessidade de um novo resgate dependente do sucesso e do ritmo da necessária reestruturação da economia helénica.

Wolfgang Schaeuble declarou que vai haver um novo programa de ajuda financeira para a Grécia, o que levou a um desmentido imediato por parte do Governo de Atenas.

Porém, já na quarta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que qualquer decisão sobre um novo pacote de ajuda financeira à Grécia só será tomada no próximo ano ou em 2015, suportando as declarações de terça-feira do ministro das Finanças alemão.

"Fizemos progressos, mas a crise não acabou", afirmou a governante, durante um evento de campanha eleitoral na cidade alemã de Schwaebisch Gmuend, acrescentando que a decisão sobre um terceiro resgate à Grécia será tomada em 2014 ou no ano seguinte.

A chanceler considerou ainda que as declarações de terça-feira do ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, acerca da necessidade de haver um novo programa de assistência financeira à Grécia não trouxeram qualquer novidade.

"O que Schaeuble disse sobre a Grécia ontem [terça-feira], toda a gente sabia", afirmou Merkel, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.

Também na quarta-feira, o responsável do Banco Central Europeu (BCE), Joerg Asmussen, afirmou numa visita a Atenas que o Eurogrupo está decidido a ajudar a Grécia a ultrapassar a crise, e que não está em cima da mesa um terceiro pacote de ajuda financeira.

"O Eurogrupo está comprometido em ajudar a Grécia, mas não foi discutido um terceiro pacote de ajuda para o país", afirmou Asmussen aos jornalistas, depois de se ter encontrado com o ministro grego das Finanças, Yannis Stournaras, em Atenas.

Por seu turno, o Comissário Europeu para os Assuntos Financeiros e Monetários, Olli Rehn, afirmou na quarta-feira que um terceiro resgate à Grécia não é a única opção, admitindo uma extensão dos prazos de pagamento para os empréstimos concedidos.

Em declarações ao jornal finlandês "Helsinging Somat", Rehn admitiu a possibilidade de se "melhorar a sustentabilidade da dívida [grega], por exemplo, através da extensão dos prazos de devolução dos empréstimos".

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.