TAP diz que foram realizados 85% dos voos mas sindicato avança com 62,6%
Porto Canal / Agências
Em declarações à agência Lusa, uma fonte oficial da TAP afirmou que cerca de 85% dos voos previstos até às 13:00 de hoje, sétimo dia da greve dos pilotos, foram realizados, uma média superior aos dias anteriores, mas que a transportadora admite que recue para os 70% que têm vindo a registar-se.
"Ainda falta o resto da operação diária", disse Lúcia Cavaleiro, explicando que "no final da tarde é que começa a segunda onda [de voos] do dia e a diferença relativamente aos fluxos dos outros dias ainda pode levar a que a operação acabe por estabilizar nos 70% dos dias anteriores de greve".
De acordo com a responsável, até as 13:00 foram realizados 189 dos 221 voos programados, tendo sido cancelados 32.
Relativamente à afluência de passageiros afetados aos balcões da TAP, disse estar a ser hoje já bastante mais menor: "Com a experiência dos dias anteriores já vamos conseguindo gerir melhor as operações", afirmou.
Numa nota enviada à agência Lusa, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) fala, contudo, em 129 voos planeados até às 15:00, dos quais "seis eram serviços mínimos e 46 foram cancelados".
"Estes números indicam que, ao contrário do que foi afirmado pelo Governo, o impacto da greve é de 37,4% dos voos cancelados para 62,6% realizados", sustenta a estrutura sindical.
Quanto à adesão à greve dos pilotos associados do SPAC, acrescenta, situa-se nos 80%, correspondentes a um total de 877 pilotos.
Os pilotos da TAP convocaram uma greve, para o período entre 01 e 10 de maio, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação de até 20 por cento no capital da empresa no âmbito da privatização.
PD(RRA) // MSF
Lusa/Fim