Equipa da GNR vai procurar português desaparecido nos Picos da Europa

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - Uma equipa da GNR especializada em resgates de montanha vai participar nas buscas do montanhista português João Marinho, que está desaparecido nos Picos da Europa, nas Astúrias, em Espanha, disse hoje fonte da corporação à Agência Lusa.

A mesma fonte adiantou que a equipa é constituída por dez militares da Unidade de Intervenção da GNR, sendo cinco do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro e outros cinco binómios (homem mais cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnico.

Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

Os 10 militares da GNR vão partir às 00:00 de sábado, da Covilhã, esperando participar no briefing que se vai realizar no mesmo dia, de manhã, juntamente com a Guardia Civil espanhola, adiantou a mesma fonte.

A fonte explicou que a participação da GNR se deve a um apoio nacional solicitado pela família do montanhista.

Na quarta-feira chegaram às Astúrias três elementos do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS) da Póvoa do Varzim e um cão labrador treinado para busca e salvamento, para participar nas buscas, juntamente com as autoridades espanholas.

O presidente do GOBS, Bruno Leite, especificou que a equipa foi requisitada pela família para ajudar nas buscas e os três elementos, amigos de João Marinho, voluntariaram-se para esta missão, partindo para as Astúrias.

Durante o dia de hoje, centenas de pessoas concentraram-se em Amarante, onde apelaram às autoridades espanholas para que não abrandem as buscas.

CMP (RCP/APM) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trofa recebeu garantia da Metro do Porto de cumprimento do projeto

O presidente da Câmara da Trofa revelou ter a garantia da Metro do Porto de que a chegada do metro ao concelho respeitará o definido em Orçamento de Estado e será em metrobus a partir do Muro.

Presidente de Gaia anuncia “projetos comuns” com Porto após “25 anos de dificuldades”

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou ter debatido “soluções para os problemas da região” com o seu homólogo do Porto, Pedro Duarte, após “25 anos de dificuldades no desenvolvimento de projetos comuns”.

Gaia vota fim da isenção das taxas municipais das obras da Linha Rubi da Metro do Porto

A Metro do Porto terá de pagar à Câmara de Gaia as taxas municipais devidas pelas obras da linha Rubi e esse valor poderá incluir 25 milhões de euros caso se confirme o incumprimento de contrapartidas acordadas.