Trofa recebeu garantia da Metro do Porto de cumprimento do projeto

Trofa recebeu garantia da Metro do Porto de cumprimento do projeto
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara da Trofa revelou ter a garantia da Metro do Porto de que a chegada do metro ao concelho respeitará o definido em Orçamento de Estado e será em metrobus a partir do Muro.

A Câmara Municipal anunciou, esta sexta-feira, ter recebido na quinta-feira o presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, tendo a Lusa questionado o presidente Sérgio Araújo sobre garantias recebidas quanto à conclusão da obra, se haverá metro até ao centro da cidade, ou se essa ligação, a partir da freguesia do Muro, será feita em metrobus.

“Temos a garantia da Metro que vão, obviamente, inserir aquilo que foi decidido em Orçamento de Estado, que é para 2026, e, nessa decisão, sairá a capacidade de, no futuro, poder ser adaptado para metro ligeiro e não metro convencional, como lá fazem referência, pois nós não temos metro convencional, temos metro ligeiro”, revelou Sérgio Araújo.

Referindo-se aos deputados que aprovaram a medida no OE 2026 “muito provavelmente por desconhecimento”, Sérgio Araújo referiu que “aquilo que provavelmente quereriam dizer era metro em carril, metro ligeiro, até ao interface rodoferroviário da Trofa/Paradela”.

O autarca vincou ainda que o município “não vai aceitar que, mais uma vez, estejam a pôr em causa um investimento absolutamente irreversível e crucial para a mobilidade do concelho, por questões apenas e só de semântica ou questões que podem ser resolvidas a montante”.

O autarca explicou tratar-se de um projeto que “tem metro em carril, metro ligeiro até ao Muro e que, depois, tem um sistema de BRT, metrobus, até Paradela, em canal segregado, com tempos de resposta corretos e que não têm nada a ver com aquilo que as pessoas possam pensar, que é ter um autocarro a passear no meio das estradas nacionais”.

“Estamos a falar de um projeto de mais de 150 milhões de euros, provavelmente”, assinalou Sérgio Araújo, lembrando que “há 22 anos que a população da Trofa tem sido desrespeitada”, afirmando “acreditar no Governo e na Metro do Porto, que se mostrou, desde a primeira hora, absolutamente solidária” com o município na sua intenção de avançar com o projeto e “evitar estar mais 20 anos à espera que o metro chegue ao centro da Trofa”.

O anterior presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, revelou em 18 de agosto de 2025, em entrevista à Lusa, que os concursos públicos das ligações do Metro do Porto a Gondomar e de BRT (metrobus) à Trofa poderiam ser lançados no primeiro trimestre de 2026”.

Sobre a solução metrobus para a Trofa, rejeitada por movimentos da região, o então líder da empresa reconheceu que a "racionalidade da operação" e a qualidade do serviço prestado ao passageiro pode ficar afetada por o metro ir só até Muro e se obrigue a uma mudança para um metrobus no resto do caminho, mas disse que "é isso que garante a sustentabilidade do serviço".

+ notícias: Norte

Presidente de Gaia anuncia “projetos comuns” com Porto após “25 anos de dificuldades”

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou ter debatido “soluções para os problemas da região” com o seu homólogo do Porto, Pedro Duarte, após “25 anos de dificuldades no desenvolvimento de projetos comuns”.

Gaia vota fim da isenção das taxas municipais das obras da Linha Rubi da Metro do Porto

A Metro do Porto terá de pagar à Câmara de Gaia as taxas municipais devidas pelas obras da linha Rubi e esse valor poderá incluir 25 milhões de euros caso se confirme o incumprimento de contrapartidas acordadas.

Estudo avisa que Norte vai ser a região mais afetada por tarifas de Trump

O Norte vai ser a região “mais afetada” por uma guerra comercial com as tarifas da administração Trump, registando uma quebra de quase 3.300 empregos, devendo merecer do Governo atenção “especial”, revela um estudo da Associação Comercial do Porto.