Presidente de Gaia anuncia “projetos comuns” com Porto após “25 anos de dificuldades”

Presidente de Gaia anuncia “projetos comuns” com Porto após “25 anos de dificuldades”
Foto: Luís Filipe Menezes | Facebook
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou ter debatido “soluções para os problemas da região” com o seu homólogo do Porto, Pedro Duarte, após “25 anos de dificuldades no desenvolvimento de projetos comuns”.

“Após 25 anos de dificuldades no desenvolvimento de projetos comuns os presidentes das câmaras do Porto e Gaia reuniram-se esta tarde para debaterem e decidirem ideias e soluções para os problemas da região”, começou por escrever Luís Filipe Menezes na sua página oficial na rede social ‘Facebook’, numa foto partilhada esta sexta-feira onde surge acompanhado de Pedro Duarte.

Ambos sociais-democratas, Luís Filipe Menezes e Pedro Duarte foram eleitos presidentes de Vila Nova de Gaia e Porto, respetivamente, nas autárquicas de outubro após encabeçarem coligações com a Iniciativa Liberal e o CDS-PP.

O presidente de Gaia revelou terem decidido “apoiar e ampliar a todo o ano” o projeto da travessia Fluvial entre o Porto e a Afurada, “avançar com uma equipa de trabalho conjunta” para articular a organização do evento Air Invictus e “intensificar” a organização do Porto - Gaia, Capital Mundial do Desporto 2028 com a criação de uma “comissão organizadora partidária”.

“Foi decidido aprofundar a cooperação das duas cidades na organização das festas de S. João, com a eventual introdução de novos fatores de diversão nas duas cidades”, escreveu também o autarca, que avançou ainda terem “aprazado desenvolver estratégias sinérgicas de promoção económica e turística” nos dois concelhos.

+ notícias: Norte

Trofa recebeu garantia da Metro do Porto de cumprimento do projeto

O presidente da Câmara da Trofa revelou ter a garantia da Metro do Porto de que a chegada do metro ao concelho respeitará o definido em Orçamento de Estado e será em metrobus a partir do Muro.

Gaia vota fim da isenção das taxas municipais das obras da Linha Rubi da Metro do Porto

A Metro do Porto terá de pagar à Câmara de Gaia as taxas municipais devidas pelas obras da linha Rubi e esse valor poderá incluir 25 milhões de euros caso se confirme o incumprimento de contrapartidas acordadas.

Estudo avisa que Norte vai ser a região mais afetada por tarifas de Trump

O Norte vai ser a região “mais afetada” por uma guerra comercial com as tarifas da administração Trump, registando uma quebra de quase 3.300 empregos, devendo merecer do Governo atenção “especial”, revela um estudo da Associação Comercial do Porto.