Amigos de português desaparecido em Espanha concentraram-se em Amarante

Amigos de português desaparecido em Espanha concentraram-se em Amarante
| Norte
Porto Canal

Centenas de amigos do português desaparecido em Espanha há mais de uma semana concentraram-se hoje em Amarante, onde apelaram às autoridades espanholas para que não abrandem as buscas.

"Tentámos arranjar amigos que pudessem fazer alguma pressão sobre as autoridades espanholas e dizer-lhes que o João Marinho é importante para nós e que não desistimos de o encontrar", comentou João Gonçalves, um dos organizadores.

À Lusa, explicou que é locutor na rádio local de Amarante e que, nessa qualidade, entrevistou hoje uma cunhada de João Marinho, o cidadão de Amarante desaparecido nos Picos da Europa, em Espanha, há mais de uma semana.

Falando na tarde de hoje junto ao mosteiro de S. Gonçalo, o local escolhido para a concentração, explicou que aquela familiar, que se encontra em Espanha, se queixou, na entrevista radiofónica, de alguma falta de cooperação das autoridades espanholas, que "estavam a criar uma série de obstáculos às buscas."

"Até comentou comigo que, na quarta-feira, estava um dia de céu limpo, com as condições perfeitas, e abandonaram as buscas às quatro da tarde", disse à Lusa.

O locutor explicou que as pessoas que se reuniram hoje em Amarante, debaixo de chuva e em silêncio, pedem desta forma às autoridades espanholas que não desistam, "porque há uma janela de tempo, que é curta, até domingo, quando as condições atmosféricas se podem tornar mais adversas".

"Achamos que é urgente fazer alguma coisa. Isto é uma forma de dizermos que ainda acreditamos e que não desistimos", assinalou, apontando para as centenas de pessoas presentes na concentração.

Gustavo Carvalho, outro organizador e amigo de João Marinho comentou:

"Queremos mostrar que ele é muito importante para nós, para as pessoas de Amarante e para Portugal".

À Lusa insistiu que os amigos e familiares acreditam que ele está vivo e, por isso, as buscas não podem parar.

"Ele é muito forte mentalmente e tem boa preparação física. Com certeza que estará protegido em algum sítio à espera de o irem buscar", declarou.

A concentração de hoje foi convocada com recurso às redes sociais.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias. 

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.