Legionella: 302 pessoas infectadas e número de mortos pode subir para nove

Legionella: 302 pessoas infectadas e número de mortos pode subir para nove
| País
Porto Canal

O surto de legionella com origem no concelho de Vila Franca de Xira infetou, até hoje, 302 pessoas, 24 novos casos nas últimas 24 horas, e o número de mortos pode subir para nove, segundo dados oficiais.

Num comunicado com a situação atualizada até às 15:00 de hoje, a Direção-Geral da Saúde (DGS) fala também em nove mortes, explicando que cinco deles morreram de facto devido à legionella e que os outros quatro permanecem em investigação.

A confirmarem-se os quatro casos sobe para nove o número de mortos. Ao início da tarde de hoje, fonte oficial tinha dito à Lusa que sete pessoas já tinham morrido devido ao surto de legionella, número confirmado posteriormente pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o balanço da DGS, dos 302 casos 291 são na Região de Lisboa e Vale do Tejo, três na Região Norte, quatro na Região Centro, dois na Região do Algarve e dois no estrangeiro (Luanda, Angola, e Lima, Peru).

Diz o comunicado que os inquéritos epidemiológicos continuam a decorrer, e que "toda a evidência sugere que o surto está circunscrito às freguesias de Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vialonga, em Vila Franca de Xira, zonas às quais se ligam todos os casos identificados", não havendo "indícios de extensão do risco de doença para lá da zona já delimitada".

A legionela, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira, no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado já 291 casos de infeção e sete mortes.

Hoje, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa, disse que as autoridades estão convictas de que eliminaram todas as fontes de contaminação por legionela em Vila Franca de Xira e que o assunto "está resolvido".

Leal da Costa acrescentou que "há um conjunto de investigações que estão a ser feitas", mas não apontou qualquer local em concreto.

A doença do legionário, provocada pela bactéria "Legionella pneumophila", contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Governo garante que as escolas continuam a ser seguras

O ministro da Educação, Ciência e Inovação garantiu esta terça-feira que as escolas continuam a ser locais seguros, apesar de a criminalidade nos estabelecimentos de ensino ser o mais alto dos últimos 10 anos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.