Legionella: apurar responsabilidades para aplicar "punição" - Secretário de Estado

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 12 nov (Lusa) -- O secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, defendeu hoje, no Porto, a necessidade de apurar as responsabilidades pelo surto de legionella na zona de Vila Franca de Xira para que se possa aplicar "a punição respetiva".

"Se se vier a confirmar, como parece, que os focos da bactéria foram de facto as torres de refrigeração ligadas àquelas empresas (...) têm de ser apuradas as responsabilidades e quem for responsável tem de facto de receber a punição respetiva", afirmou.

O secretário de Estado da Saúde falava no final da inauguração de uma sala de aulas dotadas de novas tecnologias para apoiar as crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital de S. João.

Manuel Teixeira disse que a alteração legislativa de 2013 "não reviu nada que implicasse exigências e obrigações. Não pode ser atribuída [a esta revisão] a menor exigência de fiscalização, as causas têm de ser apuradas assim como as responsabilidades e, quem for responsável, tem de receber a punição respetiva".

O surto de legionella em Vila Franca de Xira já registou 278 casos de infeção, tendo morrido sete pessoas, segundo dados da Direção-Geral de Saúde.

A presença da bactéria Legionella foi detetada em três empresas do concelho de Vila Franca de Xira.

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.