Legionella: Sete mortos, 291 doentes, nove já receberam alta

Legionella: Sete mortos, 291 doentes, nove já receberam alta
| País
Porto Canal

O surto de 'legionella' provocou até ao momento sete mortos, 291 doentes, dos quais 49 estão em unidades de cuidados intensivos, tendo nove dos infetados já recebido alta clínica, segundo fonte oficial.

Um comunicado da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) refere que nas últimas 24 horas registaram-se 27 novos casos, o que confirma uma "diminuição" de novos casos.

Dos sete mortos, cinco estavam internados no Hospital de Vila Franca de Xira e dois no Centro Hospitalar Lisboa Norte.

A ARSLVT assegura, tal como fizera na terça-feira, que a rede hospitalar da Região de Lisboa e Vale do Tejo "continua a funcionar em estreita articulação, mantendo a capacidade de resposta face à situação, quer em termos de internamento, quer em termos de disponibilidade de camas em cuidados intensivos".

A 'legionella', que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira, dia 07, no concelho de Vila Franca de Xira.

O ministro do Ambiente anunciou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, que teve lugar na terça-feira, para averiguar um eventual crime ambiental "por libertação de microrganismos para o meio ambiente".

A Direção Geral de Saúde esclareceu que as investigações para determinar a fonte de contaminação decorrem "em estreita colaboração entre os ministérios da Saúde e do Ambiente".

A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.