Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Surto de legionella de Vila Franca de Xira é o terceiro com mais casos no mundo

Surto de legionella de Vila Franca de Xira é o terceiro com mais casos no mundo
| País
Porto Canal

O surto de legionella agora registado em Vila Franca de Xira tornou-se o terceiro com mais casos em todo o mundo, segundo mostram os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

Segundo o balanço de hoje da Direção-geral de Saúde (DGS) há 302 pessoas infetadas com a bactéria legionella, todas com relação ao surto de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

Na lista dos surtos com mais casos da doença do legionário, disponível no site do ECDC, surge em primeiro lugar o caso de Barrow, no Reino Unido, que atingiu 494 pessoas em 2002, tendo como foco um sistema de ar condicionado.

Segue-se um surto ocorrido em Múrcia, Espanha, em 2001, que registou 449 casos, com a fonte de contaminação a ser uma torre de refrigeração de um hospital.

A partir de agora, o surto na zona de Vila Franca de Xira, ainda com origem desconhecida, passa a estar no terceiro lugar da lista dos surtos de legionella com mais pessoas doentes.

Até aqui, estava em terceiro lugar um surto em Miyazaki, no Japão, que em 2002 infetou 295 pessoas num balneário público.

A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira, dia 07 de novembro, no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado até hoje 302 casos de infeção e pelo menos sete mortes.

A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Infeção pelo vírus 'monkeypox' em Portugal pode ser um surto

Os casos de infeção pelo vírus 'monkeypox', avançados em primeira mão pelo Porto Canal, confirmados em Portugal podem constituir um surto, mas não está "para já" identificada qualquer ligação entre eles para além do local onde foram detetados, disse hoje a infeciologista Margarida Tavares.

EXCLUSIVO.

Vírus 'monkeypox' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos

O vírus 'monkeypox', a varíola dos macacos, chegou a Portugal e já há pelo cinco casos confirmados. O Porto Canal sabe que os doentes são todos homens e a situação está ser acompanhada pelas autoridades de saúde para se perceber a ligação entre os casos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Festivais - Soam as guitarras