Surto de legionella de Vila Franca de Xira é o terceiro com mais casos no mundo

Surto de legionella de Vila Franca de Xira é o terceiro com mais casos no mundo
| País
Porto Canal

O surto de legionella agora registado em Vila Franca de Xira tornou-se o terceiro com mais casos em todo o mundo, segundo mostram os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

Segundo o balanço de hoje da Direção-geral de Saúde (DGS) há 302 pessoas infetadas com a bactéria legionella, todas com relação ao surto de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

Na lista dos surtos com mais casos da doença do legionário, disponível no site do ECDC, surge em primeiro lugar o caso de Barrow, no Reino Unido, que atingiu 494 pessoas em 2002, tendo como foco um sistema de ar condicionado.

Segue-se um surto ocorrido em Múrcia, Espanha, em 2001, que registou 449 casos, com a fonte de contaminação a ser uma torre de refrigeração de um hospital.

A partir de agora, o surto na zona de Vila Franca de Xira, ainda com origem desconhecida, passa a estar no terceiro lugar da lista dos surtos de legionella com mais pessoas doentes.

Até aqui, estava em terceiro lugar um surto em Miyazaki, no Japão, que em 2002 infetou 295 pessoas num balneário público.

A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira, dia 07 de novembro, no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado até hoje 302 casos de infeção e pelo menos sete mortes.

A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).