Directores querem gerir a Bolsa de Contratação para resolver falta de docentes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- Os diretores escolares querem que a Bolsa de Contratação de Escola (BCE) seja gerida pelas escolas e não pelos serviços ministeriais, garantindo que, desta forma, vão conseguir colocar os professores em falta em pouco tempo.

O vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, e o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, voltaram hoje a alertar para a necessidade de alterar a forma como está a funcionar a BCE.

Para Filinto Lima, a solução passa por transferir para as escolas a gestão das listas de professores, "tal como estava inicialmente previsto".

Filinto Lima tem "esperança" de ouvir esta mudança ainda hoje pela boca do ministro da Educação ou, na quarta-feira, durante a reunião com os técnicos da Direção Geral da Administração Educativa (DGAE).

"Na convocatória feita pela DGAE, lê-se que vai ser discutida a 'BCE continua' e essa é a colocação ao minuto", disse à Lusa Filinto Lima, explicando que, em vez de ser a DGAE a enviar mensagens de correio eletrónico aos professores e às escolas, dizendo-lhes que existe uma vaga que podem ocupar, passam a ser os diretores escolares a tratar das vagas.

Filinto Lima espera que o ministério anuncie a entrada em funcionamento de uma BCE em que as escolas recebem a lista dos professores que podem preencher as vagas e, depois, são as escolas que contactam diretamente os professores.

"Este sistema é muito mais rápido, porque o diretor, quando liga ao professor, pode tentar convencê-lo a aceitar a vaga e, no caso de o docente a recusar, pode passar logo para o nome seguinte da lista, em vez de ter de esperar vários dias por uma resposta. Isto pode ser a solução do problema", explicou Filinto Lima.

Para Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), "qualquer solução que o ministério apresente será sempre mais eficaz que a existente".

Também Manuel Pereira defende que as listas de professores devem ser entregues às escolas, que assim as podem divulgar publicamente e recorrer a elas sempre que precisem.

"Esta plataforma foi feita pelo ministério e é a DGAE que manda um 'e-mail' para os professores e para as escolas que ficam à espera que os docentes decidam se querem aceitar a vaga. Eu tenho um grupo de professores que deverá responder, ainda no dia de hoje, se aceita ou não o lugar que lhe foi oferecido na passada sexta-feira", criticou o diretor do agrupamento de escolas Serpa Pinto em Cinfães, onde continuam a faltar docentes.

O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje aos deputados da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura que o caminho é o aprofundamento da autonomia da escolas na contratação de docente.

"Não está em causa a contratação de escola, o aprofundamento da autonomia das escolas é um objetivo que não iremos abandonar", disse Nuno Crato. "Um erro informático e incorreções processuais não colocam em causa um processo que todos sabemos estar na direção correta. O caminho não é recuar na autonomia, é dar às escolas a escolha dos professores".

SIM/IMA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.