Nuno Crato apela a diálogo com PS sobre modelo de colocação de professores

Nuno Crato apela a diálogo com PS sobre modelo de colocação de professores
| Política
Porto Canal / Agências

O ministro da Educação, Nuno Crato, apelou hoje no parlamento a um diálogo com o Partido Socialista (PS) sobre o modelo de colocação de professores, defendendo que é necessária "mais transparência" nesse processo.

"É preciso transparência e não opacidade na colocação de professores. Julgo que seria muito interessante fazer um debate com o PS sobre a colocação de professores, mas esse é um debate para ser feito depois de corrigir os erros no imediato", declarou o ministro.

Nuno Crato falava perante os deputados, na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, numa audição regular perante uma sala cheia, e respondia a um repto lançado pela deputada do Partido Social-Democrata (PSD), Isilda Aguincha, que defendeu que "os professores querem trabalhar além das guerras político-partidárias de alguns".

"Faço o repto para que todas as forças políticas [devam] debater a questão da colocação de professores, para evitar que o ano letivo arranque sem todos os professores colocados", declarou a deputada.

Antes a deputada socialista Odete João acusou Nuno Crato de se ter transformado num "símbolo da incapacidade política e da anarquia ideológica".

"Este é o pior ano da educação em Portugal. O senhor ministro já conquistou, pelas razões que menos esperava, um lugar na história contemporânea da educação em Portugal", criticou a parlamentar do PS, acusando Nuno Crato e o secretário de Estado da Administração Escolar, Casanova de Almeida, de serem responsáveis por uma "tamanha trapalhada" para a qual se torna "difícil encontrar palavras para explicar o sucedido".

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.