Ministério da Educação convoca directores para reuniões ainda esta semana

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje no parlamento que convocou os diretores das 304 escolas com contrato com autonomia e TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) para reuniões no ministério ainda esta semana.

"Estão marcadas reuniões para esta semana com diretores das escolas TEIP e com autonomia", hoje disse Nuno Crato aos deputados da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, que na sessão de hoje regista uma sala cheia.

Aos deputados, o ministro disse, a propósito dos problemas com a colocação de professores através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), que é necessária uma "reflexão sobre o processo", insistindo que o caminho é o aprofundamento da autonomia da escolas na contratação de docentes.

"Não está em causa a contratação de escola, o aprofundamento da autonomia das escolas é um objetivo que não iremos abandonar. Um erro informático e incorreções processuais não colocam em causa um processo que todos sabemos estar na direção correta. O caminho não é recuar na autonomia, é dar às escolas a escolha dos professores", declarou Nuno Crato.

O ministro da Educação disse ainda que o ministério está a proceder a um "levantamento da dimensão do problema", sobretudo no que diz respeito aos efeitos sobre os alunos, garantindo apoio pedagógico necessário para compensar o tempo sem aulas.

"Todo o tempo de um aluno é precioso", declarou o responsável pela pasta da Educação.

IMA // SO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.