De meias nos pés e livros nas mãos idosos unem-se em clube de leitura para combater a solidão
Inês Saldanha
A Livraria Lello, no Porto, e o movimento Reformers uniram esforços para lançar o clube de leitura “Lemos a Meias”. Com sessões semanais, a iniciativa ambiciona “quebrar os ciclos de solidão” que marcam a vida de muitos seniores, oferecendo-lhes, nos livros, um lugar de encontro.
Com os pés aconchegados por meias especialmente criadas para a iniciativa, um grupo de reformados instala-se na emblemática escadaria em caracol da Livraria Lello, transformando o simples ato de ler num ritual de partilha, proximidade e calor humano.
“Temos muitos seniores, com os quais trabalhamos, que leem sozinhos e aqui a ideia seria eles deixarem de ler sozinhos e terem um espaço para lerem em conjunto para assim quebrarmos os ciclos de solidão, um grave problema no nosso país”, disse ao Porto Canal a diretora executiva do Movimento Reformers, Joana Moreira.
Ver esta publicação no Instagram
Criado em 2017 para combater o isolamento social das gerações mais velhas, o movimento alia-se agora à Livraria Lello para enfrentar a solidão através do gesto simples de partilhar histórias.
Entre quem já acolheu a iniciativa está Alice Carneiro, presente desde a primeira sessão, a 11 de novembro.
“Eu sempre li isoladamente e considerava que a leitura tinha que ser isolada, mas agora verifico com esta iniciativa que também será muito frutuoso, a partilha de um livro, para depois partilharmos ideias, emoções”, confidenciou.
Também Domingos Barbosa, membro do clube, acredita que a proposta lhe permite “passar um bocadinho do tempo acompanhado com colegas”, algo que o faz “sentir bem”.
Para esta “caminhada em conjunto” foi escolhido O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, um clássico que celebra a amizade e o valor da partilha.
“[O livro] faz-nos refletir muito sobre o número de pessoas que vivem sozinhas. E ler pode ser uma ferramenta de combate à solidão, principalmente, quando partilhado. Então quisemos passar também esta mensagem, chamar um bocadinho a atenção”, explicou Francisca Pinto, responsável marca Lello.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de meio milhão de idosos vivem isolados em Portugal. É esse cenário que “Lemos a Meias” procura mitigar através de encontros semanais, gratuitos e prolongados ao longo de um ano, divididos entre a Livraria Lello e a sede da Reformers, no Porto.
As inscrições estão abertas a todos os idosos reformados e podem ser feitas presencialmente na sede da Reformers, pelo telefone 220 927 820 ou através do email geral@reformers.pt.
Embora o principal objetivo do projeto passe por combater o isolamento social, Alice Carneiro sublinha que a iniciativa serve também para recordar “o prazer que dá folhear um livro”, um gesto simples que, para muitos, continua insubstituível.
“As pessoas não esqueçam que é muito bom ler online, mas folhear um livro, sentir a textura do papel e o cheirinho que vem dele, eu acho que isso não há nenhum livro online que ultrapasse este prazer que dá folhear um livro”, concluiu Alice.
