Porto vai ter mais ruas com acesso condicionado a automóveis

Porto vai ter mais ruas com acesso condicionado a automóveis
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

O executivo municipal aprovou por maioria, na reunião desta segunda-feira, a aquisição de serviços para a manutenção do sistema de gestão das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) existentes. Mas vão ser criadas novas zonas.

Depois de o contrato de prestação deste serviço ter terminado a 15 de novembro, a autarquia liderada por Rui Moreira vai investir 1,8 milhões de euros para não só garantir que continuam a haver zonas na cidade onde o acesso dos carros está condicionado, mas também para expandir esta rede.

Na prática vão ser criadas 10 novas zonas. Tal como atualmente não se pode, por exemplo, circular livremente de carro na Rua das Flores, o mesmo vai passar a acontecer em ruas nas zonas da Miguel Bombarda, Vitória/Flores, Largo de S. Domingos, Carmelitas, Sé/Rua Escura/Mercadores, Batalha, Alfândega, Alexandre Braga, Loureiro/Cativo, Largo Tito Fontes e Bonjardim/Guedes Azevedo.

A proposta, assinada pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público Pedro Baganha, é justificada pela “necessidade imperiosa de proteção de zonas pedonais de elevado interesse cultural e económico do acesso automóvel indevido e combate ao estacionamento ilegal, bem como manter a segurança de pessoas que circulam a pé”.

Os vereadores eleitos pela CDU e pelo Bloco de Esquerda, Ilda Figueiredo e Sérgio Aires, abstiveram-se por “questões técnicas”.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Trânsito no Porto. Os locais a evitar neste final de semana

Esta sexta-feira, o trânsito no Porto está a provocar alguns constrangimentos aos automobilistas que tentam circular na cidade.