Livraria Lello eleita a mais bonita do mundo

Livraria Lello eleita a mais bonita do mundo
| Porto
Maria Pinto Silva

A Livraria Lello foi considerada a livraria mais bonita do mundo num ranking internacional da comunidade “One Thousand Libraries”. A votação online é a primeira do género e foi criada pela página que se dedica a bibliotecas e livrarias de todo o mundo, tendo reunido cerca de 140 mil votos.

Foi há mais de cem anos, a 13 de janeiro de 1906, no número 144 da Rua das Carmelitas, que nasceu a Livraria Lello, visitada diariamente por centenas de turistas e reconhecida como um dos “ex-líbris” da cidade do Porto.

É Monumento de Interesse Público há dez anos e desde que abriu portas que não lhe têm faltado elogios. Junta-se agora mais um título à grande lista de premiações. “É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal", afirma Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello.

A icónica livraria da cidade Invicta ficou à frente de espaços como a Shakespeare & Company, em Paris, França, que ocupou o segundo lugar, e a Dujiangyan Zhongshug, em Dujiangyan, na China, que fechou o pódio. Foram escolhidas entre 15 finalistas de todo o mundo.

+ notícias: Porto

“A VCI é a trombose da cidade”. Moreira reconhece problema e aponta dedo a Governo e municípios vizinhos

O trânsito na cidade do Porto é uma dor de cabeça diária para milhares de pessoas. O número de veículos em circulação continua a aumentar e agrava um problema de fundo da cidade, que tem na Via de Cintura Interna (VCI) o seu principal protagonista. Em entrevista ao Porto Canal, Rui Moreira reconhece o problema e define prioridades para descongestionar a “trombose da cidade”. A entrevista completa será publicada esta quarta-feira.

“Via Livre”. Câmara do Porto quer fiscais nos autocarros a multar quem estaciona indevidamente

Rui Moreira revelou, esta terça-feira, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, que a Câmara do Porto irá propor na próxima reunião do Executivo uma alteração aos estatutos da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), que permita retomar o modelo “Via Livre”, que consiste na presença de um fiscal municipal nos autocarros que circulam pela cidade, atuando sobre o estacionamento indevido que dificulta a circulação dos autocarros e elétricos.

Discoteca Eskada foi notificada para fechar logo no domingo

A discoteca Eskada, na rua da Alegria, no Porto, já foi notificada para encerrar. Segundo avança o Jornal de Notícias, que cita fonte ligada ao processo, a PSP do Porto terá entregado o documento ainda no domingo ao gerente deste estabelecimento.