Carrinha de consumo assistido de droga já circula no Porto

Carrinha de consumo assistido de droga já circula no Porto
Foto: ICAD
| Porto
João Nogueira

Depois de avanços e recuos, a carrinha de consumo assistido de droga arrancou a sua operação este sábado na zona oriental da cidade, entre o Centro Histórico e Campanhã, confirmou fonte do ICAD (Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências) ao Porto Canal. Pela unidade amovível na zona da Pasteleira já passaram 1040 utentes.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A carrinha só permitirá o consumo de substâncias injetáveis, excluindo os consumos fumados. Além da supervisão, serão disponibilizados materiais, primeiros socorros e intervenção em casos de emergência.

A operação da unidade móvel e os indicadores da sua execução “serão monitorizados por uma Comissão de Acompanhamento, presidida pelo ICAD, que reunirá mensalmente”, acrescentou a autarquia.

Recorde-se que o processo já sofreu consecutivos avanços e recuos e a carrinha, adquirida pelo município, está parada há vários meses.

Mais de 90 mil consumos retirados da via pública

A sala de consumo amovível junto ao Bairro da Pasteleira, na zona oriental da cidade, já evitou mais de 90 mil consumos na via pública. Naquela unidade já foram admitidos mais de mil utentes, avançou ao Porto Canal o Instituto da Droga e Toxicodependência (ICAD).

A maioria dos utentes daquela unidade são de sexo masculino, de nacionalidade portuguesa. Cerca de 66% trata-se de pessoas que vivem em situação de sem abrigo.

Novo equipamento exclui consumos fumados

O equipamento, que só permitirá o consumo de substâncias injetáveis, exclui uma parte significativa dos consumidores, como os utilizadores de drogas inaláveis. "A carrinha tem limitações, não é capaz de atender todos os consumidores, o que levanta questões sobre a sua efetividade", sublinhou anteriormente o presidente da Câmara do Porto, que manifestou a possibilidade de um investimento numa unidade amovível, à semelhança da existente junto ao Bairro da Pasteleira.

A infraestrutura móvel irá supervisionar os consumos, disponibilizar os materiais, bem como os primeiros socorros e intervenção em caso de emergência, como em casos de sobredosagem.

+ notícias: Porto

Douro transbordou de madrugada e ocupou margens do Porto e Gaia

O rio Douro transbordou na madrugada desta sexta-feira para as margens do Porto e de Nova de Gaia, com a água a entrar na zona das esplanadas, sem causar para danos significativos, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Câmara do Porto envia dois camiões com bens doados para o Centro no sábado

A Câmara do Porto vai enviar no sábado para a região Centro, em dois camiões, 93 metros cúbicos (m3) de bens doados destinados a ajudar as populações afetadas pela tempestade Kristin, revelou esta sexta-feira a autarquia.

Investigadores do Porto vão estudar causas de alterações neurológicas e oculares dos astronautas

Investigadores do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, no Porto, vão estudar o impacto dos voos espaciais de longa duração nas alterações neurológicas e oculares dos astronautas.