Rui Moreira propõe nova sala de consumo assistido no Cerco 

| Porto
Porto Canal

O presidente da câmara do Porto pede a intervenção do Estado para resolver o problema de consumo de droga numa escola do Cerco. Rui Moreira diz mesmo que está disponível para financiar uma sala de consumo assistido no local.

O autarca do Porto garante que a Câmara já fez tudo o que está ao seu alcance para minimizar o problema, mas não tem sido suficiente.

"Aquilo que nós exigimos é que aquele espaço seja preservado e limpo. São competências do proprietário. Se não o fizerem, fazemos nós e mandamos a conta ao Ministério da Educação", garante Rui Moreira, em entrevista ao Porto Canal. 

Tendo em conta a necessidade apontada pelo Ministério da Saúde de aumentar a resposta aos consumidores, nomeadamente alargando a assistência através de salas de consumo, Rui Moreira propõe um novo espaço naquele local. 

"Está junto a um centro de saúde, o que é ótimo tendo em conta a questão das equipas médicas; Está próximo de uma escola e nós não queremos as pessoas à porta da escola; É no Cerco, uma das zonas em que se tem identificado um acréscimo do tráfico e do consumo. Portanto, foi uma ideia que me pareceu adequada para aquele espaço", explica. 

A Câmara Municipal do Porto selou esta sexta-feira os portões da Escola Preparatória do Cerco, um espaço em ruínas que pertence ao Ministério da Educação e que tem sido apontado como local de consumo e tráfico de droga.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).