Estado vai arrecadar mais de 1.100ME em impostos face ao orçamento inicial

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 ago (Lusa) -- O Governo prevê arrecadar mais de 1.100 milhões de euros em receita fiscal até ao final do ano através do aumento da receita do IVA e do IRS, de acordo com a proposta do Orçamento Retificativo hoje enviada ao Parlamento.

"A previsão da receita fiscal do subsetor Estado para 2014 ascende a 36.981,8 milhões de euros, o que corresponde a um incremento de 1.161,1 milhões de euros face ao objetivo inscrito no Orçamento do Estado (OE2014) para este ano", refere a proposta do Governo.

De acordo com a proposta do Orçamento Retificativo, a segunda apresentada este ano, "este crescimento baseia-se, essencialmente, no aumento da receita líquida do IVA (973,8 milhões de euros) e do IRS (305,1 milhões de euros), em resultado da melhoria das condições do mercado de trabalho, da recuperação da atividade económica e da crescente eficácia das novas medidas de combate à fraude fiscal e à economia paralela".

A estimativa do Governo presente na proposta reflete, entre outros, os dados da execução orçamental até julho de 2014, que apresenta um crescimento de 3,8%, "superando significativamente o objetivo de crescimento inscrito no OE2014".

Reflete igualmente o efeito base referente à receita fiscal do Estado em 2013, que atingiu o valor de 36.272,9 milhões de euros, a revisão do cenário macroeconómico e o efeito na receita fiscal dos acórdãos do Tribunal Constitucional (TC) relativos a medidas de natureza orçamental com impacto em 2014.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.