Governo prevê que inflação seja nula em 2014, abaixo das previsões anteriores

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 ago (Lusa) -- O Governo prevê que a inflação seja nula este ano, abaixo da projeção de 0,4% avançada no DEO e da de 1% definida no Orçamento do Estado de 2014, na proposta de segundo orçamento retificativo divulgada hoje.

"A inflação deverá ser nula em 2014, contrastando com a projeção de 0,4% no DEO [Documento de Estratégia Orçamental] e de 1% no Orçamento de Estado de 2014", refere o Governo no relatório que acompanha a proposta para a segunda alteração ao orçamento deste ano.

"De facto, nos primeiros sete meses do ano, o Índice de Preços no Consumidor registou uma variação média homóloga de -0,3%, projetando-se que, ao longo do ano, esta recupere algum do seu dinamismo", estima o Executivo, tendo em consideração uma depreciação da taxa de câmbio do euro.

O segundo orçamento retificativo para 2014 apresentado hoje pelo Governo revê o cenário macroeconómico, diminuindo a taxa de desemprego para 14,2% e cortando o crescimento económico para 1%, perante as previsões de abril que constam no DEO, alterações que permitem um impacto positivo nas contas públicas.

O objetivo de 4% de défice para este ano mantém-se uma garantia do Governo, excluindo o impacto que o conjunto de operações extraordinárias, como a criação do Novo Banco, pode ter nas contas públicas.

A revisão macroeconómica feita agora pelo Governo vai acomodar os 'chumbos' do Tribunal Constitucional de maio, como os cortes salariais acima dos 675 euros.

SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.