Linha Rubi do metro avança “a todo o vapor” em Vila Nova de Gaia

Linha Rubi do metro avança “a todo o vapor” em Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal

A evolução da obra da Linha Rubi (H), entre a Casa da Música e Santo Ovídio, do Metro do Porto já se faz sentir com particular incidência em Vila Nova de Gaia. Os trabalhos avançam “a todo o vapor” e por “Santo Ovídio e pela Rotunda VL8 já é bem visível” os progressos no terreno, frisa a empresa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O traçado vai percorrer 6,4 quilómetros entre Porto e Gaia, ao longo de oito estações. No Porto nascem duas, a do Campo Alegre e da Casa da Música, e do lado de Vila Nova de Gaia irão aparecer mais seis, sendo elas a de Santo Ovídio, de Soares dos Reis, das Devesas, da Rotunda, do Candal e da Arrábida.

Além disso, a obra implica a construção de uma nova ponte sobre o Rio Douro. A nova travessia, exclusiva para o metro e a circulação pedonal e de bicicletas, vai chamar-se ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha.

Os trabalhos foram entregues ao consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas e o valor global da obra é de 435 milhões de euros, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, tendo como data limite o último dia de 2026.

Segundo a Metro do Porto, a nova linha trará "benefícios de vários tipos, quantificados em 1,7 mil milhões de euros e que se materializam, por exemplo, em mais de 12 milhões de utilizadores anuais do Metro", dos quais 10 mil estudantes com acesso facilitado ao polo universitário do Campo Alegre, "uma redução anual de emissões de CO2 [dióxido de carbono] estimada em 17.475,4 toneladas", e menos 5,2 automóveis nas ruas anualmente.

+ notícias: Norte

PSD Espinho critica falta de estratégia de reabilitação urbana da autarquia socialista

A concelhia do PSD de Espinho acusou esta sexta-feira a autarquia liderada pelo PS de não ter uma estratégia para a reabilitação urbana, deixando caducar as 10 Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) existentes no município sem apresentar alternativas.

Vereadores do PS criticam atraso nas obras de escola com 42 anos em Braga

Os vereadores do PS na Câmara de Braga criticaram hoje a demora no arranque das obras de requalificação da EB2/3 Frei Caetano Brandão e a falta de informação sobre o processo por parte do município.

Dois feridos após assalto em Santa Maria da Feira

Um casal foi agredido com ferros, na sequência de um assalto num estabelecimento comercial, na noite desta sexta-feira, em Picoto, Santa Maria da Feira, escreve o Jornal de Notícias.