Habitação social na Rua da Vitória finalista de prémio de arquitetura europeu

Habitação social na Rua da Vitória finalista de prémio de arquitetura europeu
Guilherme Costa Oliveira | Porto.
| Porto
Porto Canal

A reabilitação de habitação social na Rua da Vitória, no Porto, foi finalista do prémio European Collective Housing Award, divulgou esta sexta-feira, a Câmara do Porto. A reabilitação do edifício integrou os 18 finalistas, sendo o único projeto português a chegar à fase final.

O projeto de reabilitação com assinatura do gabinete portuense MAVAA Arquitetos, de Carlos Machado e Moura e Luís Pereira Viana, foi selecionado de um total de 171 candidaturas. A reabilitação deste edifício na Rua da Vitória chegou à fase final pelo “design rigoroso, a riqueza tátil dos materiais e a espacialidade”, destaca a autarquia.

A empreitada representou um investimento de 400 mil euros por parte da autarquia e permitiu a reabilitação de duas habitações T2 e a transformação de antigos espaços de balneários e lavadouros em dois novos T1.

O vencedor desta primeira edição do European Collective Housing Award foi um projeto de reconversão de um armazém de vinho em habitação. O edifício em Basileia, na Suíça, tem 64 apartamentos, espaço comercial, cultural e de restauração, bem como estacionamento de automóveis e de bicicletas.

Este prémio é promovido pelo Instituto de Arquitetura de Euskadi, no País Basco, Espanha, e pelo Centro de Arquitetura arc en rêve, de Bordéus, com o apoio do Departamento de Ordenamento do Território, Habitação e Transportes do País Basco.

O objetivo passa por destacar projetos que impactam positivamente as comunidades e promovem o desenvolvimento urbano sustentável.

+ notícias: Porto

Incêndio em garagem obriga à evacuação de prédio de sete andares em Rio Tinto

Um foco de incêndio numa garagem de um prédio habitacional de sete andares na rua Manuel Marcos Sá Junior, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, ao início da manhã desta terça-feira, obrigou à evacuação do edifício, por precaução, devido ao risco de inalação de fumos.

Nova atualização sobre incêndio em prédio em Rio Tinto

Um foco de incêndio num veículo ligeiro na garagem de um prédio habitacional de sete andares na rua Manuel Marcos Sá Junior, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, ao início da manhã desta terça-feira, obrigou à evacuação de dezenas de moradores, por precaução, devido ao risco de inalação de fumos.

Câmara do Porto voltará a recomendar fim das portagens na A41 ao Governo

A abolição das portagens na A41 (CREP) voltou a ser discutida na Assembleia Municipal do Porto, esta segunda-feira. Através da recomendação, a CDU expôs a indignação pelo facto de a via não estar incluída na lista de autoestradas sem portagens, feita pela Assembleia da República recentemente. A proposta, votada por pontos, foi aprovada por maioria dos partidos.