Habitação social na Rua da Vitória finalista de prémio de arquitetura europeu

Habitação social na Rua da Vitória finalista de prémio de arquitetura europeu
Guilherme Costa Oliveira | Porto.
| Porto
Porto Canal

A reabilitação de habitação social na Rua da Vitória, no Porto, foi finalista do prémio European Collective Housing Award, divulgou esta sexta-feira, a Câmara do Porto. A reabilitação do edifício integrou os 18 finalistas, sendo o único projeto português a chegar à fase final.

O projeto de reabilitação com assinatura do gabinete portuense MAVAA Arquitetos, de Carlos Machado e Moura e Luís Pereira Viana, foi selecionado de um total de 171 candidaturas. A reabilitação deste edifício na Rua da Vitória chegou à fase final pelo “design rigoroso, a riqueza tátil dos materiais e a espacialidade”, destaca a autarquia.

A empreitada representou um investimento de 400 mil euros por parte da autarquia e permitiu a reabilitação de duas habitações T2 e a transformação de antigos espaços de balneários e lavadouros em dois novos T1.

O vencedor desta primeira edição do European Collective Housing Award foi um projeto de reconversão de um armazém de vinho em habitação. O edifício em Basileia, na Suíça, tem 64 apartamentos, espaço comercial, cultural e de restauração, bem como estacionamento de automóveis e de bicicletas.

Este prémio é promovido pelo Instituto de Arquitetura de Euskadi, no País Basco, Espanha, e pelo Centro de Arquitetura arc en rêve, de Bordéus, com o apoio do Departamento de Ordenamento do Território, Habitação e Transportes do País Basco.

O objetivo passa por destacar projetos que impactam positivamente as comunidades e promovem o desenvolvimento urbano sustentável.

+ notícias: Porto

Dois feridos graves em acidente de trabalho no teleférico de Gaia

Duas pessoas sofreram ferimentos graves, na tarde deste domingo, na Avenida Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto.

Mayan garante nunca se ter apropriado de fundos da União de Freguesias da Foz do Porto

O presidente demissionário da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, Tiago Mayan, que renunciou ao cargo após assumir ter falsificado assinaturas, garantiu este domingo que nunca se apropriou de quaisquer fundos.

Operação policial fecha três estabelecimentos e detém 32 pessoas na região do Porto

As autoridades de segurança encerraram no sábado três estabelecimentos comerciais no distrito do Porto e detiveram 32 pessoas, no âmbito da campanha “Portugal Sempre Seguro”, foi este domingo anunciado.