Habitação social na Rua da Vitória finalista de prémio de arquitetura europeu
Porto Canal
A reabilitação de habitação social na Rua da Vitória, no Porto, foi finalista do prémio European Collective Housing Award, divulgou esta sexta-feira, a Câmara do Porto. A reabilitação do edifício integrou os 18 finalistas, sendo o único projeto português a chegar à fase final.
O projeto de reabilitação com assinatura do gabinete portuense MAVAA Arquitetos, de Carlos Machado e Moura e Luís Pereira Viana, foi selecionado de um total de 171 candidaturas. A reabilitação deste edifício na Rua da Vitória chegou à fase final pelo “design rigoroso, a riqueza tátil dos materiais e a espacialidade”, destaca a autarquia.
A empreitada representou um investimento de 400 mil euros por parte da autarquia e permitiu a reabilitação de duas habitações T2 e a transformação de antigos espaços de balneários e lavadouros em dois novos T1.
O vencedor desta primeira edição do European Collective Housing Award foi um projeto de reconversão de um armazém de vinho em habitação. O edifício em Basileia, na Suíça, tem 64 apartamentos, espaço comercial, cultural e de restauração, bem como estacionamento de automóveis e de bicicletas.
Este prémio é promovido pelo Instituto de Arquitetura de Euskadi, no País Basco, Espanha, e pelo Centro de Arquitetura arc en rêve, de Bordéus, com o apoio do Departamento de Ordenamento do Território, Habitação e Transportes do País Basco.
O objetivo passa por destacar projetos que impactam positivamente as comunidades e promovem o desenvolvimento urbano sustentável.