"Novíssimo na Arquitetura" será o tema do Open House Porto que ocorrerá em julho

"Novíssimo na Arquitetura" será o tema do Open House Porto que ocorrerá em julho
| Norte
Porto Canal / Agências

O Open House Porto vai realizar a 8.ª edição nos dias 01 e 02 de julho, sob o tema dos “Novíssimos na Arquitetura”, anunciou esta terça-feira a Casa da Arquitetura.

Com curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, o tema é inspirado no texto de 1959 da autoria de Nuno Portas, intitulado “A responsabilidade de uma novíssima geração no movimento moderno em Portugal”.

Neste texto, Nuno Portas dirige-se aos arquitetos recém-chegados à atividade profissional, propondo “o interrogar de uma novíssima geração, não só nas suas ideias e intenções, mas sobretudo nas suas obras.”

“A Casa da Arquitectura convidou dois curadores com muita experiência, apesar de ainda jovens, que irão dar uma perspetiva sobre o que de novo se produz na arquitetura portuguesa e o que os ‘novos’ produziram ao longo do tempo”, referiu, no comunicado, Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitetura.

De acordo com este responsável, o trabalho da dupla irá ser desvendado “durante o mês de junho”.

Nesta edição, “voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto. Todas as visitas são gratuitas”, disse.

A instituição sediada em Matosinhos anunciou ainda que estão a decorrer, até 16 de abril, as candidaturas de voluntários para integrar a equipa da 8.ª edição do evento.

“Procuramos voluntários a partir dos 16 anos com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e com vontade de interação com o público”, lê-se num comunicado enviado esta terça-feira pela Casa da Arquitetura.

O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, todas também de participação gratuita.

O Open House Porto está integrado no Open House Worldwide, um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres em 1992 por Victoria Thornton.

Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 50 cidades em todo o mundo.

+ notícias: Norte

Obra da Linha Rubi do metro corta rotunda Edgar Cardoso em Gaia durante dois anos

As obras da futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar "em força" em Vila Nova de Gaia a partir de sexta-feira, cortando a rotunda Edgar Cardoso durante dois anos, revelou a transportadora esta segunda-feira.

Maior fabricante mundial de torres eólicas emprega mais de 1200 pessoas em Aveiro 

A empresa sul-coreana CS Wind vai inaugurar no dia 22 de maio uma nova unidade de produção na zona portuária de Aveiro. A nova infraestrutura do líder mundial de torres eólicas representou um investimento de 120 milhões de euros.

Queda da Farfetch não compromete construção da “Nova Califórnia” em Matosinhos

A Castro Group, empresa responsável pela criação do Fuse Valley, em Matosinhos, num investimento conjunto de 200 milhões de euros com a Farfetch, avança que o projeto está em fase final do processo de licenciamento do loteamento, aguardando aprovação “a qualquer momento”.