Ponte Maria Pia: Liga de Amigos reúne para discutir futuro da antiga ligação entre Porto e Gaia
Porto Canal
A Liga de Amigos da Ponte Maria Pia reúne esta segunda-feira, em Assembleia-Geral, para tornar públicas as declarações “dar conhecimento das declarações públicas dos Srs. Presidentes das Câmaras do Porto e Vila Nova de Gaia sobre o futuro da Ponte Maria Pia”.
Em comunicado, dirigido ao Porto Canal, o Presidente da direção da Liga dos Amigos da Ponte, José Manuel Pavão, dá nota da reunião de Assembleia-Geral, que visa abordar algumas das declarações mais recentes sobre o futuro da antiga ligação entre as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.
Em causa estão, por exemplo, as mais recentes declarações do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que admite que "se depender da Câmara de Gaia a ponte Maria Pia, que foi deixada ao abandono pelo Estado, não abre".
Nas declarações proferidas a 22 de fevereiro, em Assembleia Municipal, o autarca esclarece que a infraestrutura pertence à IP e que o “o município não tem milhões” para gastar com a mesma.
Também a autarquia do Porto aponta que é o Governo o responsável pela infraestrutura. “Está em vigor um contrato de subconcessão celebrado com o Município do Porto para adaptação e utilização da plataforma do Ramal da Alfândega, entre os quilómetros 0,491 e 3,359, para fins dos modos suaves de mobilidade, turísticos e/ou lazer, estando prevista, na sequência desse projeto, a análise conjunta pela IP e pelos Municípios de Gaia e do Porto da utilização futura da Ponte Maria Pia como via pedonal e ciclável”.
A ponte ferroviária Maria Pia. que está sem exploração há mais de 30 anos, deverá ser discutida com o Governo, opinião partilhada pelas autarquias do Porto e de Gaia.