Câmara do Porto vai plantar 2.544 novas árvores em ruas e parques da cidade

Câmara do Porto vai plantar 2.544 novas árvores em ruas e parques da cidade
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto vai plantar 2.544 novas árvores, 1.193 das quais distribuídas pela cidade e as restantes em parques, fruto de uma iniciativa que arranca na quarta-feira e que envolve a comunidade local e escolar.

Nesta época de plantação, o município prevê plantar 2.544 azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros.

Das mais de duas mil novas árvores, 1.193 vão ser plantadas em diferentes arruamentos da cidade, seguindo o Plano Municipal de Arborização.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, esclareceu esta terça-feora que estas árvores vão ser plantadas “nas caldeiras e nos sítios disponíveis nas vias”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

“Até ao momento já plantamos 553 destas 1.193 árvores”, referiu, notando que a época de plantação iniciou em novembro e decorre até meados de maio.

As restantes 1.351 árvores serão plantadas nos diferentes parques da cidade, tais como no Parque da Cidade, Parque Oriental, Parque S. Roque, Quinta de Bonjoia, Parque do Covelo e Palácio de Cristal, no âmbito da campanha “Rolha a rolha, semeie a recolha”.

A iniciativa, que junta a Lipor, Quercus e o município, é operacionalizada pela Porto Ambiente e recolhe rolhas de cortiça à porta de estabelecimentos de restauração e hotelaria da cidade.

No último ano foram recolhidos 337,7 quilogramas, cerca de 67.500 unidades, no âmbito da colaboração de 61 aderentes.

A plantação nos parques municipais arranca na quarta-feira no Parque da Cidade, pelas 09:45, e conta com a colaboração de várias empresas, mas também com o apoio dos alunos da Escola Básica dos Correios.

No dia 13 é esperada uma nova ação no Parque do Covelo, que envolverá 40 alunos da Escola Básica do Falcão.

“Queremos aproveitar estas iniciativas para envolver toda a sociedade, nomeadamente as escolas, aproveitando o momento não só para referir a importância da árvore em meio urbano, mas também todos os benefícios que as árvores trazem”, referiu.

Filipe Araújo, que detém o pelouro do Ambiente, adiantou que a equipa da Divisão Municipal de Estrutura Verde gere cerca de 66 mil árvores na cidade.

“Nos últimos dois anos plantamos cerca de 6.060 árvores nesta época de plantação”, indicou o vice-presidente.

+ notícias: Porto

GNR desmantela rede que traficava droga no Porto. Apreendidas mais de 70 mil doses de haxixe

A GNR desmantelou, no domingo, uma rede de tráfico de droga que operava no Grande Porto, tendo detido 10 homens e apreendido mais de 70 mil doses de estupefacientes, bem como cerca de 100 mil euros, foi esta segunda-feira revelado.

Ativistas pró-Palestina obrigados a "desmobilizar" da Faculdade de Ciências do Porto

Os ativistas pró-palestina que desde quinta-feira se mantêm em protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto receberam, no domingo, a indicação para desmobilizarem até às 20h de hoje ou “serão acionados meios” para os retirar.

Câmara do Porto reprova bolsa de prioridades para casos de despejo sem habitação assegurada

São precisas mais respostas de emergência e de inclusão social no Porto. Foi essa a base da proposta que a CDU apresentou esta segunda-feira, em reunião de executivo, que recomendava um programa integrado nas áreas mais carenciadas da cidade. A recomendação acabou reprovada, contando apenas com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda.