Estudo da Universidade do Porto destaca que áreas verdes da cidade “diminuíram drasticamente”

Estudo da Universidade do Porto destaca que áreas verdes da cidade “diminuíram drasticamente”
| Porto
Porto Canal

Um estudo da Universidade do Porto (UP) sobre a área verde da própria cidade concluiu que, entre 1947 e 2019, o Porto perdeu 420,03 hectares de árvores e arbustos. Citado pelo jornal Público, os investigadores ficaram surpreendidos pela dimensão da perda: “O Porto era muito rural e estávamos à espera de uma diminuição da área verde, mas não que fosse tão drástico.”

O estudo feito sob orientação de Paulo Farinha Marques e Miguel Carretero foi publicado recentemente na revista de especialidade Landscape and Urban Planing. A cidade do Porto cresceu muito significativamente no último século, com prados e campos agrícolas no perímetro urbano a serem transformados em zonas habitacionais densamente povoadas.

O Plano de Arborização do Porto

A Câmara Municipal do Porto apresentou no início de maio um plano de arborização, com um relatório detalhado sobre as dimensões das ruas e caraterísticas como a exposição solar, o vento, a humidade, o solo, as vias de circulação, que árvores precisa e que árvores pode ter, como e em que ruas da cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Num website criado especificamente para inventariar e georreferenciar as árvores públicas da cidade, a autarquia portuense apontou 65 mil árvores em 156 quilómetros de artérias arborizadas. O objetivo são, neste momento, chegar aos 200 quilómetros de ruas possíveis de arborizar no médio/longo prazo.

A presença de árvores nas ruas está associada a uma maior bioclimatização, regulação de temperaturas das cidades, conforto estético e sonoro das populações e uma sensação de tranquilidade.

 

+ notícias: Porto

António Costa no Porto este sábado para se juntar à campanha do PS

O primeiro-ministro ainda em funções, António Costa, irá participar pela primeira vez na campanha eleitoral do Partido Socialista. O demissionário juntar-se-á a Pedro Nuno Santos para uma ação de campanha num comício no Porto que está previsto para as 18h30 deste sábado.

Porto é um dos distritos mais afetados pelas burlas 

Portugal registou um aumento de 21.548 crimes de burlas face ao ano passado, informou, este sábado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado enviado às redações.

Metro do Porto reforça operação em dia de Clássico no Dragão

A Metro do Porto anunciou, este sábado, numa publicação na rede social X, o reforço da operação da rede de transporte no final de tarde de domingo, devido ao jogo entre o FC Porto e o Benfica, a contar para a 24.ª jornada da Liga.