Estudo da Universidade do Porto destaca que áreas verdes da cidade “diminuíram drasticamente”

Estudo da Universidade do Porto destaca que áreas verdes da cidade “diminuíram drasticamente”
| Porto
Porto Canal

Um estudo da Universidade do Porto (UP) sobre a área verde da própria cidade concluiu que, entre 1947 e 2019, o Porto perdeu 420,03 hectares de árvores e arbustos. Citado pelo jornal Público, os investigadores ficaram surpreendidos pela dimensão da perda: “O Porto era muito rural e estávamos à espera de uma diminuição da área verde, mas não que fosse tão drástico.”

O estudo feito sob orientação de Paulo Farinha Marques e Miguel Carretero foi publicado recentemente na revista de especialidade Landscape and Urban Planing. A cidade do Porto cresceu muito significativamente no último século, com prados e campos agrícolas no perímetro urbano a serem transformados em zonas habitacionais densamente povoadas.

O Plano de Arborização do Porto

A Câmara Municipal do Porto apresentou no início de maio um plano de arborização, com um relatório detalhado sobre as dimensões das ruas e caraterísticas como a exposição solar, o vento, a humidade, o solo, as vias de circulação, que árvores precisa e que árvores pode ter, como e em que ruas da cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Num website criado especificamente para inventariar e georreferenciar as árvores públicas da cidade, a autarquia portuense apontou 65 mil árvores em 156 quilómetros de artérias arborizadas. O objetivo são, neste momento, chegar aos 200 quilómetros de ruas possíveis de arborizar no médio/longo prazo.

A presença de árvores nas ruas está associada a uma maior bioclimatização, regulação de temperaturas das cidades, conforto estético e sonoro das populações e uma sensação de tranquilidade.

 

+ notícias: Porto

São João no meu bairro. Saiba onde celebrar o padroeiro do Porto nas freguesias da cidade

O São João do Porto vai além da noite de 23 para 24 de junho. Nas freguesias da cidade, as festividades arrancam no dia 18 com concertos em diversos palcos.

 

IL junta-se ao PSD no Porto e integra coligação encabeçada por Pedro Duarte

A IL decidiu este domingo concorrer em coligação à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas, apoiando o candidato do PSD, o ex-ministro Pedro Duarte.

Câmara do Porto aprova instalar Polícia Municipal em Francos

A Câmara do Porto decidiu esta segunda-feira concentrar os serviços da Polícia Municipal na estação de Francos da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), partilhando as instalações com a empresa por 30 anos e 21.897 euros mensais.