“Sou Tripeiro e ser campeão no FC Porto tem um significado muito especial”. As frases mais marcantes de Artur Jorge
Porto Canal
Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto partiu esta quinta-feira, aos 78 anos, deixando o universo ‘azul e branco’ órfão de uma lenda.
Artur Jorge afirmou-se como um dos grandes nomes do desporto nacional, tendo sido um homem e um treinador diferente do comum. Extremamente culto, autor de um livro de poesia, melómano e colecionador de arte, foi autor de algumas célebres frases que o Porto Canal reuniu, na hora do último adeus.
“Sou Tripeiro e ser campeão no FC Porto tem um significado muito especial”. “Futebol não é espetáculo só para homens, mas para gente que gosta de presenciar coisas bonitas”.
“O povo do Norte serviu-se desta vitória para trazer cá para fora um conjunto de anseios. Foi uma maneira de dizer ao podere central que nós existimos, temos direito a existir”. São algumas das frases mais marcantes do na antigo dos ‘Dragões’.
Ver essa foto no Instagram
Artur Jorge Braga de Melo Teixeira nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1946, foi inscrito como sócio do FC Porto ainda em criança e deu os primeiros pontapés na bola nas equipas de miúdos que cresciam no Campo da Constituição.
Em 1964, com apenas 18 anos de idade, estreou-se pela formação principal num jogo da Taça de Portugal frente ao Peniche e marcou um golo. Disputaria mais cinco e marcaria mais um, antes de rumar a Coimbra, onde se formou em Filologia Germânica, e à Académica, clube em que se afirmou como um dos avançados mais importantes do futebol português.
A carreira como atleta prosseguiria ao serviço do Benfica, do Belenenses e dos norte-americanos Rochester Lancers e valeu-lhe a conquista de quatro campeonatos e duas taças de Portugal pelos encarnados. Pela seleção portuguesa realizou 16 jogos e marcou um golo.