Asilo da Mendicidade abandonado deixa moradores das Fontainhas em sobressalto

Asilo da Mendicidade abandonado deixa moradores das Fontainhas em sobressalto
| Porto
Maria Abrantes

Seis anos depois de o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social ter iniciado o processo de alienação do edifício, o antigo Asilo da Mendicidade do Porto continua sem destino, e a lançar um clima de insegurança nos moradores da zona das Fontainhas.

O nível de degradação do imóvel é cada vez mais evidente e, segundo relatos de vários moradores na zona envolvente, tem servido de abrigo a várias pessoas, que usam o edifício para pernoitar.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De um dos lados do antigo lar, é possível ver um buraco no gradeamento, por onde, alegadamente, entram e saem. “Eles dormem ali, de qualquer maneira. Isto, o mais certo, que é o que se fala, é a droga”, diz José Teixeira. O morador de 74 anos diz não sentir medo, mas também “não dá confiança”.

Os comentários ao longo do bairro são unânimes. Além de lamentarem a degradação evidente do antigo “lar dos velhinhos”, referem a insegurança instalada pelos rostos desconhecidos que “têm de viver de alguma coisa”, desconfiando de possíveis assaltos.

“Já me disseram que são mais de 20”, diz Luís Diogo, proprietário de uma pequena mercearia na Rua de Gomes Freire. Para o comerciante de 75 anos, o sítio “transformou-se, assim, numa zona perigosa e pouco iluminada”, garantindo “condições bárbaras” para quem lá habita.

O processo de alienação do antigo Asilo da Mendicidade do Porto, iniciado em fevereiro de 2018, atribuiu o primeiro lugar à proposta da Capital Urbano e o segundo lugar à da Prestige Balcony. Mas a interpretação da submissão de propostas por via eletrónica motivou a entrada de uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal, que ainda não se encontra concluída.

O Porto Canal contactou o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, mas não obteve resposta em tempo útil, a propósito do processo de alienação do edifício, assim como de degradação e eventual ocupação do mesmo.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.