Mais de 200 condutores vêem coimas arquivadas devido a falha técnica em radares

Mais de 200 condutores vêem coimas arquivadas devido a falha técnica em radares
| País
Porto Canal

Foram arquivadas mais de 200 coimas a condutores que foram ‘apanhados’ em excesso de velocidade, devido a uma falha técnica nos radares que entraram em funcionamento a 1 de setembro de 2023, avança o Jornal de Notícias. Num dos casos, o condutor de um camião foi registado a cerca de 200km/h numa estrada nacional em Viseu.

Este caso aconteceu na Estrada do Luso, em Nelas, quando um camião foi ‘apanhado’ a circular a cerca de 200km/h, situação que é tecnicamente impossível. Esta não foi a única situação, já que em outubro do ano passado, um Land Rover com 23 anos foi registado a circular a 195km/h, na estrada nacional 14, na Maia, noticiava à data o “Notícias da Maia”.

No total, desde que entraram em funcionamento, já foram arquivados 223 processos, devido a falhas técnicas nos radares refere o diário, sendo que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) refere que a situação já está resolvida.

Em causa estão os radares PolCam SmartEye ST-1, que medem a velocidade instantânea, refere um comunicado da ANSR de novembro de 2023. Nessa data, o organismo referia que as situações onde foi registada essa falha técnica representava “0,2% das ocorrências registadas em setembro”, quando foram registadas 112.744.

Em setembro de 2023 entraram em funcionamento 37 novos radares nas estradas portuguesas, sendo 12 deles para o controlo de velocidade média.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.