Uma nova ponte vai nascer sobre o Douro

Uma nova ponte vai nascer sobre o Douro
| Porto
Porto Canal

O Rio Douro será cruzado por uma nova ponte rodoferroviária, que vai ser construída no âmbito do projeto de alta velocidade. O investimento desta travessia ronda os 110 milhões de euros e vai chamar-se Ponte D. António Francisco dos Santos.

As primeiras imagens da maquete da nova ponte, divulgada na passada sexta-feira:

 
 
 
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O Plano de Urbanização de Campanhã foi apresentado na passada sexta-feira na Câmara do Porto pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets. O projeto preliminar, revelado em primeira mão pelo Porto Canal, é revelador da grande transformação prevista para aquela área. A atual estação de Campanhã vai ser ampliada para oriente (no sentido das linhas), e uma nova estrutura com “seis torres” vai nascer junto da Escola Profissional de Campanhã. Os terrenos a ocupar são atualmente ocupados por duas empresas: uma gráfica e uma fábrica de farinhas.

As estruturas industriais vão desaparecer para dar lugar à nova estação de alta velocidade. Para aquele edifício está planeada a nova estação, escritórios, espaços comerciais e uma esquadra da polícia. As três estruturas serão conectadas através de três ligações: duas subterrâneas (que já existem e serão intervencionadas) e um atravessamento aéreo, que será construído exatamente sobre os cais.

As duas passagens subterrâneas que já existem são o corredor que liga as plataformas dos comboios do Minho e Douro e do Metro do Porto ao Terminal Intermodal de Campanhã e o corredor principal, sob as plataformas principais. Ambas as passagens vão ser adaptadas de forma a garantir a ligação à estação.

Já a passagem superior “atravessará a totalidade da estação, no eixo nascente/poente, ligando a praça da estação de Alta Velocidade e a respetiva interface multimodal (a nascente) às plataformas de passageiros das futuras linhas I a XI, ao passadiço de ligação ao centro empresarial de Campanhã, à praça do Terminal do Douro e Minho, à estação do Metro do Porto e ao terminal da STCP", detalham os documentos a que o Porto Canal teve acesso.

 
 
 
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