Alta Velocidade em Campanhã será um “acelerador” de projetos municipais com mais de uma década

Alta Velocidade em Campanhã será um “acelerador” de projetos municipais com mais de uma década
| Porto
Porto Canal

O Plano de Urbanização de Campanhã foi apresentado esta sexta-feira na Câmara do Porto pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets. O projeto preliminar, indicado em primeira mão pelo Porto Canal, é revelador da grande transformação prevista para aquela área.

A atual estação de Campanhã vai ser ampliada para oriente (no sentido das linhas), e uma nova estrutura com “seis torres” vai nascer junto da Escola Profissional de Campanhã. Os terrenos a ocupar são atualmente ocupados por duas empresas: uma gráfica e uma fábrica de farinhas.

Rui Moreira começou a apresentação do Plano de Urbanização de Campanhã a focar-se na chegada da Alta Velocidade. Para o presidente da Câmara do Porto, será “um acelerador dos projetos para aquela zona que o município tem preparado nos últimos 10 ou 12 anos”.

Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, demonstra-se esperançoso. “A nossa esperança e a nossa expectativa é que, quando comece a obra ferroviária em Campanhã, parte das obras de metro já estejam concluídas e, portanto, o sistema urbano seja reposto na sua normalidade”, afirma. No entanto, relembra que “os planos urbanísticos demoram sempre pelo menos uma década para serem concretizados”.

A Alta Velocidade é um projeto que devia ter acontecido há 30 anos. Já estamos a correr atrás do projeto. Porque este é o primeiro ganho, é aproximarmos o país e a cidade da Europa e de outras cidades portuguesas”, acrescentou o vereador.

+ notícias: Porto

Ataque em centro social no Bonfim foi considerado "crime público"

Foi na madrugada de segunda-feira que o Centro Social Autogerido A Gralha, no Porto, foi alvo de um incêndio e atos de vandalismo. O espaço localiza-se na mesma freguesia onde foram agredidos imingrantes. Através das redes sociais o centro reagiu e disse que o espaço vai manter-se encerrado, enquanto decorre investigação da ocorrência considerada crime público.

Incêndio de grandes dimensões em casa devoluta no centro do Porto

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou numa casa devoluta no Largo da Ramada Alta, entre as ruas Serpa Pinto e Barão de Forrester, no Porto. As chamadas, no edifício com dois pisos estão a ser combatidas por mais de uma dezena de bombeiros, acompanhados por seis meios.

Antigo Matadouro de Campanhã já tem novo nome

O antigo Matadouro Industrial de Campanhã, que está a ser reconvertido para dar corpo a um centro empresarial e cultural, já tem nome escolhido. A informação foi divulgada através do ‘website’ do projeto.